TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Empresa: VLA Transportadora Ltda

Tese: Micro Empresa: VLA Transportadora Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Micro Empresa: V.L.A Transportadora Ltda

Objetivo e viabilidade dos serviços

O transporte de carga configura-se como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportes, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.

O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado

para o transporte de mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado.

Normalmente, sobretudo no início das atividades do novo negócio, é comum o frete e transporte ocorrer dentro do perímetro urbano das cidades. Neste contexto, para cargas urbanas, o principal diferencial passa a ser a rapidez da entrega e a segurança do transporte, garantindo assim a integridade dos bens transportados.

De fato, as transportadoras que movimentam cargas fracionadas, ou seja, mercadorias divididas em pequenas cargas, diferenciam-se das demais empresas do setor pelo baixo volume transportado, distâncias percorridas variadas e rapidez na entrega.

Desta forma, mais do que uma simples oportunidade de negócio, o frete e transporte de pequenas cargas é um serviço estratégico que contribui para integralizar os demais setores, influenciando diretamente a segurança e a qualidade de vida, além de contribuir substancialmente para o desenvolvimento econômico do país.

Equipamentos

Os principais equipamentos utilizados pelas empresas de pequenas cargas e fretes são os veículos usados na realização do serviço de transporte. Os tipos de veículos mais recomendados para esse tipo de trabalho são: furgões e utilitários, que podem transportar cargas de até 1000 quilos; caminhonetes e caminhões pequenos, que transportam de 1000 a 4000 quilos; carros e motos 125 cc.

Para que as empresas de pequenas cargas e frete possam se manter competitivas e garantir agilidade no desempenho de suas tarefas de gestão e logística, torna-se importante também a adoção de algumas tecnologias de apoio. Dentre elas, pode-se citar:

• GPS: Sistema de navegação que pode ser utilizado pelas empresas para racionalizar o processo de logística e oferecer segurança aos profissionais do transporte e suas cargas;

• Sistemas de gerenciamento e manutenção de frota: Sistema que permite gerenciar a frota da empresa, facilitando o fluxo de informações e o diagnóstico de irregularidades;

• Sistema de redes em malha: São redes sem fio que podem ser utilizadas pelas empresas de transporte e pequenas cargas para facilitar a comunicação entre os profissionais e localizar as cargas;

• Pequenos guindastes e sistemas de elevação de mercadorias para carregamento dos veículos.

Para a VLA Transportadora será necessária a inclusão dos seguintes itens:

MOBILIÁRIOS QUANTIDADE

Mesa escritório 2

Cadeira giratória 2

Cadeira fixa 4

Armário diretor com 2 portas 1

Mesa para reunião com 8 cadeiras 1

Quadro de avisos 2

Arquivo de aço com 4 gavetas 1

ELETRÔNICOS QUANTIDADE

PC 2

Estabilizador 2

Impressora multifuncional 2

Aparelho de telefone 2

VEÍCULOS QUANTIDADE

Caminhão 2

Furgão 2

Pick up 2

Moto 2

Matéria Prima / Mercadoria

Uma vez que o transporte de cargas pode ser bastante diversificado, o tipo de produto e mercadoria transportada depende do perfil de clientes a ser atendido e da disponibilidade de veículos apropriados.

Por exemplo, se a empresa optar por se especializar no transporte de produtos perecíveis, terá que disponibilizar veículos com acomodação e refrigeração adequada. Além disto, é importante ressaltar que a demanda pelo transporte de determinados tipos de carga pode ser sazonal, ou seja, varia de acordo com a época do ano. Geralmente, as cargas mais comuns no período de final de ano são eletrônicos, linha branca, vestuário, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos e itens de perfumaria.

Já a principal matéria-prima para este negócio está relacionada com a habilidade das pessoas em dirigir motos ou veículos de carga, como, por exemplo, pequenos caminhões, e também com capacidade das pessoas de carregar mercadorias e artigos muitas vezes de peso elevado.

O principal obstáculo encontrado pelas empresas que realizam transportes de pequenas cargas e fretes é que os clientes estão sempre buscando altos níveis de serviço. Além disso, a importância atribuída a cada dimensão do serviço prestado muda conforme o tipo de cliente, pois cada um possui necessidades específicas. Por isso, para que os empreendedores possam garantir a competitividade do seu negócio, precisam segmentar os seus canais de atendimento aos clientes.

É muito importante, também, que a empresa avalie previamente o tipo de carga que pode ser transportada pela empresa, analisando sua capacidade de atender as exigências de rapidez, pontualidade, segurança da carga, as condições do veículo utilizado no transporte e o custo operacional da entrega.

Organização do processo produtivo

Os processos que envolvem o transporte de pequenas cargas podem mudar em virtude de fatores como a localização geográfica do trajeto, canal de atendimento ao cliente e também em função do volume e peso da carga, dentre outros fatores.

O processo de transporte de pequenas cargas é definido a partir da solicitação de entrega do cliente e pode envolver as seguintes operações:

• O deslocamento de produtos do produtor até um centro de distribuição: nesse processo podem ser usados caminhões pequenos de até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com