TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia Introdução a Parasitologia

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnico enfermagem (Noturno) - Microbiologia e Parasitologia

Aluno: Marlene Gomes Rodrigues

Atividade: Introdução a Parasitologia

1. Dê exemplos de doenças que ocorrem no Brasil consideradas: Endemia e/ou Epidemia;

Resposta:  A dengue, febre amarela, variola, tuberculose, malaria, sarampo...

2. Exemplifique com dois ciclos biológicos doenças que apresentem hospedeiro definitivo e intermediário e explique por que são classificados desta forma.

Resposta: Hospedeiro definitivo, aponta o parasita em sua fase madura ou sexuada, exemplos: Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, o trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas, pode ter no homem o seu hospedeiro definitivo, a fase sexuada ocontece no ser humano.

Hospedeiro intermediário, aponta o parasita em sua fase larvária ou mesmo assexuada, exemplos: caramujo é o hospedeiro intermediário do schistosoma mansoni, responsável pela esquistossomose.

3. Explique a Tríade Epidemiológica.

Resposta: É o modelo comum  da razão de doenças transmissíveis, nesse modelo, a doença é a conclusão da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente.

4. Relacione a Adaptação parasitária X Morte do hospedeiro.

Resposta: Relacionando a justura morfológicas, temos casos de parasitas que padeceram degenerações incluindo perdas ou atrofias de órgãos. As pulgas que deteriorou suas asas durante o processo de ascensão. Ao contrario de outros parasitas, tiveram hipertrofia especialmente de órgãos reprodutivos, de fixação ou veemência.

5. Exemplifique vetor biológico e vetor mecânico usando as seguintes doenças respectivamente: Chagas e Botulismo.

Resposta: No vetor biológico, o parasita fortalece parte de seu ciclo evolutivo indispensável. Se isso não acontecer, o parasita perecerá. Um exemplo, é o triatomíneo, o inseto Barbeiro ele aloja o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável da Doença de Chagas.

No vetor mecânico, os insetos transportam ocasionalmente o agente infeccioso até mesmo em suas patinhas. O botulismo por exemplo é uma doença neuroparalitica grave, embora não contagiosa ela é causada pela ação de uma forte toxina feito pela bactéria Clostridium botulinum. Um exemplo da forma de transmissão é por meio alimentar, ferimentos...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com