TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA

Por:   •  25/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.544 Palavras (23 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 23

PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA

Manaus

2017

Parasitologia e Microbiologia

[pic 1]

Manaus

2017


Sumário

Introduçao

Botulismo..........................................................................1

Brucelose..........................................................................2

Cancro mole......................................................................3

Cólera...............................................................................4

Coqueluche........................................................................5.

Difteria..............................................................................6

Doença diarreia aguda.........................................................7

Doença meningocócica........................................................8

Dovanose..........................................................................9.

Febre tifoide......................................................................10.

Gonorreia..........................................................................11.

Hanseníase.......................................................................12

Leptospirose......................................................................13.

linfogranuloma venéreo.......................................................14.

meningite por haemophilus influenzae....................................15.

meningite tuberculosa.........................................................16

Shigelose..........................................................................17

1

Botulismo

O botulismo é uma doença rara, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que encontrase no solo e nos alimentos mal conservados. A intoxicação alimentar por esta bactéria pode produzir danos graves nos nervos e músculos, o que chamamos de botulismo. É, ainda, potencialmente fatal. Esse tipo de bactéria é um pequeno bacilo Grampositivos flagelado, medindo cerca de 8 micrômetros por 3 e produz esporos e neurotoxinas, relacionados com o gênero Bacillus. Seu habitat natural é o solo e a água não tratada. A neurotoxina produzida funciona como uma enzima metaloprotease, a qual destrói as proteínas envolvidas na exocitose do neurotransmissor acetilcolina na placa nervosa motora  Sua ação provoca a paralisia dos músculos e, quando extensa, pode ocasionar a paralisia do diafragma impedindo a respiração normal e levar o indivíduo contaminado à morte por asfixia. É causado pela bactéria Clostridium botulinum, a qual pode ser encontrada no solo e em água não tratada. Os esporos que ela produz sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como alimentos em conserva ou enlatados. Nesses ambientes, a toxina ingerida, mesmo que em pouquíssima quantidade, pode causar envenenamento grave. Foram descritos 8 tipos de toxinas (A, B, C1, C2, D, E, F, G), das quais todos, exceto C2 (citotoxina de importância clínica desconhecida), são neurotoxinas. sinais e sintomas comuns do botulismo são: Tontura, Boca seca, Fotofobia, Queda da pálpebra etc. Os sintomas podem ter início de 3 horas a 7 dias após a contaminação com a bactéria, sendo o período de incubação dela, geralmente, de algumas horas até 8 dias. O tratamento requer a administração de uma antitoxina (antídoto) imediata ou então o soro polivalente; se o tratamento for tardio, pode ser que ele não funcione. Caso o paciente apresente déficit para respirar, então deverá ser usada uma máquina de respiração artificial até a paralisia terminar, tal fato pode ter duração de alguns dias.

2

Brucelose

Também conhecida como febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea, ou febre ondulante, a brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella – Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos), Brucella cannis (menos comum) – transmitida dos animais para os homens. A infecção ocorre quando eles entram em, contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos. O risco de contrair a infecção é maior no caso de homens adultos que trabalham com a saúde, criação e manejo de animais ou nos abatedouros e casas de carne. No entanto, mulheres e crianças também podem ser infectadas, assim como é possível a transmissão vertical da enfermidade da mãe para o feto. A brucelose humana é considerada uma doença profissional pelos órgãos da Saúde Pública. Os sintomas O período de incubação pode variar de 5 dias até vários meses. Na forma aguda, de evolução insidiosa, os sintomas podem ser confundidos com os da gripe: febre intermitente/recorrente/ondulante, sudorese noturna (suor com cheiro de palha azeda), calafrios, fraqueza, cansaço, inapetência, dor de cabeça, no abdômen e nas costas. Na forma crônica, os sintomas retornam mais intensos. Os mais característicos são: febre recorrente, grande fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores, manifestações alérgicas (asma, urticária, etc.), pressão baixa, labilidade emocional, alterações da memória. Não existe vacina contra a brucelose humana. A prevenção da doença depende diretamente do controle e erradicação da bactéria nos animais. Nesse sentido, são medidas importantes os cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite (que deve ser pasteurizado ou fervido) e seus derivados. O tratamento da brucelose tem como base a associação de antibióticos (tetraciclina, gentamicina, doxiciclina) e deve ser mantido por seis semanas.

3

Cancro mole

O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria gram-negativa chamada de Haemophilus ducreyi. É uma infecção bacteriana causada por uma bactéria Gram-negativa e anaeróbica, o estreptobacilo Haemophilus ducreyi. É uma doença encontrada principalmente em países em desenvolvimento, mais prevalentes em grupos socioeconômicos baixos.A bactéria ataca o tecido e produz uma ferida aberta, chamado de cancro mole ou úlcera, no ou perto da genital (pênis ou vagina). A ferida úlcera cancro pode sangrar ou produzir um fluido contagioso que espalha bactérias no contato com pele ou mucosa de outra pessoa. Após a infecção os sintomas demoram entre um dia e duas semanas até aparecer, começando pelo o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios(genitais) maiores ou menores da vulva na mulher.O cancro mole é uma úlcera dolorosa, com cerca de 3-50 milímetros, que sangra facilmente, ocorrendo na região genital. Os seus bordos (bordas) são irregulares, mas bem definidos contra a pele normal. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento. Os gânglios linfáticos regionais (inguinais) ficam, em um terço dos casos, inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele drenando pus. Amostras recolhidas diretamente do cancro mole são analisadas após cultura em meio especial com o microscópio e técnicas de bioquímica Apesar de facilmente prevenido com o uso de camisinha, em 2001 afetava 7 milhões por ano, sendo mais comum na África. Graças aos antibióticos e maior uso de preservativos está em processo de erradicação no resto do mundo. É 20 vezes mais comum em homens do que em mulheres O Hemophilus.ducreyi é sensível a antibióticos como sulfonamidas, estreptomicina e tetraciclinas. Geralmente é tratado com azitromicina, ceftriaxona, ciprofloxacina ou eritromicina. Grandes inflamações dos nódulos linfáticos precisam ser drenadas com uma agulha ou cirurgia local Caso não tratado o cancro dura meses formando úlceras dolorosas e drenagem, mas eventualmente o próprio organismo derrota a bactéria. Já o tratamento com antibióticos geralmente resolvem em poucos dias as lesões deixando poucas cicatrizes. Caso o paciente seja portador de HIV ou outras DSTs demora mais tempo para sarar. Pode gerar complicações como fístula uretral e cicatrizes que facilitem a infecção por outras DSTs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com