TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconoia Macroeconomia

Dissertações: Microeconoia Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 Microeconomia e macroeconomia

1.1.1 INFLAÇÃO (O termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar, em economia, é um conceito que designa o aumento continuado ou generalizado dos preços dos bens ou serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda local cai). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia, como por exemplo. (ESTADÃO - A inflação mostra sua cara para o cidadão comum nas pequenas coisas. Um levantamento feito pelo “ESTADO” com base em uma amostra aleatória de 15 produtos e serviços que, juntos, respondem apenas 3,5% da inflação oficial do país mostra que em 12 meses ate julho, todos esses itens registravam variações de preços bem superiores a alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,27%. O estacionamento por exemplo, cujo o preço subiu 11,98% em 12 meses ate julho, e o cafezinho, que aumentou 11,6%. O estacionamento corresponde por 0,11% do IPCA, e o cafezinho por 0,07%.

Como podemos ver o consumidor brasileiro sempre perde com a alta da inflação, pois, seu salário não consegue acompanhar a alta dos preços, assim sendo ele deixa de comprar alguns produtos/serviços ou substitui por outros produtos/serviços similares com menor preço.

1.1.2 TAXA DE JUROS (Taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, e a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento.

Portanto, pode-se definir o juro como o preço pago pela utilização temporária do capital alheio, ou seja, é o aluguel pago pela obtenção de um dinheiro emprestado ou, mais amplamente, é o retorno do investimento produtivo do capital. Quando uma instituição financeira decide emprestar dinheiro, existe, obviamente, uma expectativa de retorno do capital emprestado acrescido de uma parcela de juro. (Além disso, devem considerar embutido na taxa de juros os seguintes fatores: Riscos, Custos administrativos, Lucro e Expectativas inflacionárias – Prof. Eugênio Carlos Stieler).

Na reportagem da G1, poderemos identificar a influencia da taxa de juros sobre a economia. (O comitê de política monetária (COPOM) do Banco Central decidiu de forma unânime, elevar a taxa de juros da economia de 8,5% para 9% ao ano. Esse foi o quarto aumento consecutivo da taxa Selic, que vem subindo apartir do segundo trimestre deste ano, que elevou ao maior nível desde março de 2012-quando estava em 9,75% ao ano. Com a nova alta, a caderneta de poupança voltará a render 6,17% ao ano).

O aumento na taxa de juros é o principal e mais perverso instrumento que o governo tem para frear a alta descontrolada da inflação. Com o crescimento na taxa o governo consegue esfriar um pouco as atividades econômicas, diminuindo a demanda de bens e serviços os preços tendem a cair.

1.1.3 TAXA DE CAMBIO (É o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja dessa moeda. Assim, quando dizemos, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com