TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia, Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial E Ética, Política E Sociedade?

Casos: Microeconomia E Macroeconomia, Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial E Ética, Política E Sociedade?. Pesquise 794.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  1.839 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca-se com demostrar de maneira clara e objetiva ideias sobre o campo administrativo, agregando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia.Mudanças nas taxas de juros, câmbio,Inflação,além do crescimento externo são importante para a margem líquida da empresa de acordo com que foi pesquisado e estudado.Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Microeconomia e Macroeconomia

Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, é popularmente usado para se referir ao aumento geral dos preços. Neste caso a inflação e o oposto da deflação.

A palavra Inflação e utilizada para o aumento de suprimentos de dinheiro e a expansão monetária que as vezes visto como a causa do aumento de preço. A medição da inflação e feita através de uma cesta de consumo média da população e geralmente e realizada em uma pesquisa de orçamento familiar. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia.

A inflação já foi o grande drama da economia brasileira, mas sempre merece grande atenção e acompanhamento do governo e sociedade. A partir dos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de impedir o seu crescimento. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle. A inflação brasileira em 2008 foi de 5,9 % (IPCA).

Exemplo: Alimentos e aluguéis mais caros pressionam na inflação tendo em vista que o aumento desses itens faz com que a inflação suba cada vez mais.

Taxas de Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, é expresso em um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas juros simples e juros compostos. Neste caso o juros podem ser compreendido como se fosse um aluguel sobre o dinheiro. Juros simples é a taxa de juros aplicada sobre o valor principal de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da divida aumenta ou diminui. Juros compostos são somados ao capital para o calculo de novos juros nos períodos seguintes, neste caso o valor da divida e sempre corrigido e a taxa de juros e cobrado sobre esse valor.

Taxa de Câmbio e o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias em outras moedas, essa taxa pode ser definida em termos direto ou termos indireto, quando ela é direta exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidade monetária de moeda nacional, e indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional a uma unidade monetária de moeda estrangeira.

Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

a. Medidas Descritivase o ramo de estatística que aplica variam técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Diferencia-se da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente 2 .

2.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

São medidas que indicam a localização dos dados, costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a mediana, por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada.

2.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

São medidas comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância a sua raiz quadrada, servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

2.3 TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA

Será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionada, caso contrario a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

b. Números – Índices e o quociente de variáveis enfocada entre datas distintas, sejam elas temporais ou espaciais, o índice só tem significado se as datas que se referem-se forem claramente especificas. O índice só tem significado se as datas que se refere forem claramente especificadas, caracterizando a época, o período e o local a que dizem respeito. Nesse quociente, o numerador é chamado valor considerado (ou corrente), e denominador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com