TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miguel Fontes

Ensaios: Miguel Fontes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

1.

É perceptível que as transações comerciais carecem de pagamentos, isto é, ao comprar um bem (produto ou serviço) é necessário pagar por ele. Essa percepção que pode ser, simplesmente, uma forma de observar como as atividades mais corriqueiras acontecem no cotidiano, em economia, recebe o nome de fluxo. As famílias utilizam seus recursos monetários para comprar bens e serviços oferecidos pelas empresas enquanto que o dinheiro recebido com a venda das mercadorias e serviços, retorna para as empresas, que podem adquirir mais recursos de produção, tornando o fluxo circular. Há dois tipos de fluxos que recebem denominação de acordo com o foco da análise econômica. Verifique e assinale a alternativa correta:

Resposta

a. Os fluxos em uma transação comercial podem ser: fluxo monetário por permitir uma análise sob a ótica da circulação da moeda na economia e fluxo real por permitir uma análise sob a ótica da produção.

b. Os fluxos em uma transação comercial podem ser: fluxo monetário por permitir uma análise sob a ótica do produto e fluxo produtivo por permitir uma análise sob a ótica da movimentação do dinheiro na economia.

c. Os fluxos em uma transação comercial podem ser: fluxo produtivo por permitir uma análise sob a ótica da circulação da moeda na economia e fluxo monetário por permitir uma análise sob a ótica da movimentação em prol do produto.

d. Os fluxos em uma transação comercial podem ser: fluxo de demanda por permitir uma análise sob a ótica da circulação da moeda na economia e fluxo de oferta por permitir uma análise sob a ótica da movimentação em prol do produto.

e. Os fluxos em uma transação comercial podem ser: fluxo orçamentário por permitir uma análise sob a ótica da circulação da moeda na economia e fluxo macroeconômico por permitir uma análise sob a ótica da movimentação produtiva.

0,2 pontos

Pergunta 2

1.

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

“Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.” (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).A escassez é um dos problemas econômicos essenciais. Isto é, está na essência da discussão sobre o crescimento e desenvolvimento econômico assim como na essência de todos os assuntos que envolvem análises econômicas. A partir dessa afirmação verifique qual das afirmativas abaixo apresenta uma situação que envolve uma condição de escassez:

Resposta

a. Os membros de uma sociedade possuem desejos de consumo que tendem ao infinito, mas os recursos produtivos para produzir todos esses bens tendem ao finito.

b. Os membros de uma sociedade ficam satisfeitos com muita facilidade logo tendem a comprar sempre mais bens e serviços.

c. Os membros de uma sociedade são essencialmente insatisfeitos logo tendem a comprar sempre mais bens e serviços em busca da satisfação plena.

d. Os membros de uma sociedade são, economicamente, felizes ao poder satisfazer todas as suas necessidades independente das consequências de seus atos.

e. Os membros de uma sociedade buscam a felicidade na possibilidade de efetivar demandas que satisfação suas necessidades.

0,2 pontos

Pergunta 3

1.

O exemplo sobre a Curva de Possibilidade de Produção (CPP) busca clarificar seu conceito de forma intuitiva e esclarecer como a escassez de recursos produtivos pode interferir nas decisões empresariais; leia com atenção:

[...] uma empresa do segmento têxtil que produza pijamas e camisolas. O dono da empresa solicitou um levantamento das máximas combinações da produção de pijamas e camisolas utilizando a totalidade da capacidade produtiva.

A partir dessa exemplificação identifique a alternativa que apresenta o conceito formal da Curva de Possibilidade de Produção (CPP).

Resposta

a. [...] é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

b. [...] estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscópio. Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo).

c. [...] estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.).

d. [...] se preocupa com o atendimento das necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens produzidos pelo homem (e têm um preço), denominadas de necessidades econômicas. As necessidades econômicas são satisfeitas por bens econômicos.

e. [...]a capacidade produtiva de uma economia tem limites e por isso é necessário tomar a decisão (escolha), de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B.

0,2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com