TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miopia Em Marketing

Trabalho Universitário: Miopia Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 4

1. Segundo Levitt, o que significa miopia em marketing. Exemplificar.

A visão curta das empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado. Por exemplo, com o desenvolvimento das estradas de ferro, as ferrovias, que se denominaram somente como setor ferroviário e não de transportes, por isso perdeu a visibilidade e investimentos. Preocuparam-se com o produto, ao invés de se preocupar com o cliente.

2. Segundo o texto, qual seria o problema em se preocupar com o produto ao invés de se preocupar com o cliente. De outra forma, em que a empresa seria prejudicada em definir seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia.

Se preocupando com o produto ao invés do cliente, acontecerá igual ás estradas de ferro: perderam cliente devido se denominarem de empresas ferroviárias, ao invés de companhias de transporte. Assim, as empresas que se denominavam companhias de transporte lhes “roubaram” clientes, ganharam mais visibilidade.

No caso de das empresas que denominam o seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia, as mesmas pensam que não surgirá nenhum outro produto que possa substituí-la. As indústrias de petróleo estão pensando que não surgirá nenhum produto inovador, que produza energia tanto quanto a gasolina.

3. Discuta a “ameaça de obsolescência”, trazendo exemplos do contexto brasileiro.

A ameaça de obsolescência, nada mais é do que a redução da vida útil de um determinado produto, que será substituído por outro mais moderno.

É associada, por exemplo, ao mercado tecnológico que está sempre em expansão e constantemente aparecem novos equipamentos mais atrativos do que as versões anteriores, que se tornam, assim, obsoletas. Outro exemplo de obsolescência são os eletrodomésticos que a cada modelo ficam mais rápidos, mais modernos, mais versáteis e de fácil manuseio.

4. Explique e exemplifique as diferenças entre marketing e venda.

Marketing está associado á divulgação do produto. Nada mais é do que divulgar o produto de acordo com as necessidades do comprador, de acordo com a ideia de satisfazer a necessidade do cliente. O marketing visa às metas em longo prazo, visa à fidelização de clientes, o valor que agrega a marca. Já as vendas, enfocam a necessidade do vendedor em obter maiores quantidades de vendas ao invés de qualidade, assim, visando ter um maior lucro.

5. Comente a afirmação da página 6. “As atividades de marketing ainda são consideradas uma consequência necessária do produto e não o contrário como deveria ser. Isto é herança da produção em massa, com sua noção estreita de que o lucro vem essencialmente da produção a baixo custo”.

O marketing realizado por estes fabricantes em massa é com foco no produto, sem considerar a necessidade do cliente, as chances de fidelização ou até mesmo o valor que agrega á marca. Eles pensam somente em fabricar com um custo menor e nas vendas em maior quantidade, visando sempre o lucro. Sendo assim, essas marcas perdem consideravelmente quanto a lucro em longo prazo.

6. De acordo com Henry Ford, conforme afirmação contida no texto, o que é mais importante na hora de calcular o preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com