TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Estudantil - Ciências Contábeis.

Monografias: Mobilidade Estudantil - Ciências Contábeis.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

MOBILIDADE ESTUDANTIL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Edmar Brandelero Bernardi

Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

edmarbernardi@hotmail.com

Leonardo José Kaminski Schuh

Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

lsch1@live.com

Victor Pereira da Cruz

Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

victor21pereira@hotmail.com

RESUMO:

Este artigo objetiva explicar os programas de mobilidade estudantil que são oferecidos aos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no Câmpus Pato Branco. E determinar o motivo pelo qual os acadêmicos desse curso (que é o mais antigo da UTFPR) nunca participaram de um intercâmbio pela Universidade. A pesquisa realizada pelos acadêmicos do primeiro ano do curso de ciências contábeis iniciou-se em junho de 2013, chegando ao fim em dezembro do mesmo ano. Foi executada em diversas partes. A contextualização e problematização foram iniciadas para dar sentido a pesquisa, e iniciar o roteiro. Após isso foram levantados dados através de uma fundamentação teórica, e foi aplicada uma pesquisa de campo, onde vários estudantes do curso foram entrevistados, emitindo suas opiniões sobre o intercâmbio e suas vertentes no curso. Os resultados demonstram que apesar de todas as diferenças de legislação que dificultam a prática da profissão em outros países, ou mesmo seu aprendizado, os jovens estudantes de contabilidade têm a intenção de estudar em Instituições de ensino no estrangeiro. E com relação à mobilidade nacional, o único empecilho é a questão das diretrizes curriculares e cargas horárias. Porém medidas já são tomadas há tempos na tentativa de minimizar ao máximo essa diferença.

STUDENT MOBILITY IN THE COURSE OF ACCOUNTING SCIENCES

Abstract: This article aims to explain and explore the student mobility programs that are offered to students in the campus UTFPR Pato Branco. And determine the reason that the academic course (which is the oldest in UTFPR) never participated in an exchange by the University. The research conducted by academics from the first year of the Accountancy course began in June 2013, coming to an end in December of the same year. It was performed in several parts. The contextualization and questioning were initiated to make sense of research, and start the script. After this some data was collected through a theoretical foundation, and applied field research, where several students of the course were interviewed by issuing their opinions on the exchange and its variations in the course. The results show that despite all the differences in legislation that hinder the practice of the profession in other countries, or even his apprenticeship, young accounting students intend to study at educational institutions abroad. And with regard to national mobility, the only obstacle is the issue of curriculum guidelines and workloads. But measures are already taken some time ago in an attempt to minimize the most of this difference.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo objetiva apresentar a mobilidade estudantil dentro do curso de ciências contábeis, através de pesquisas de campo e outras metodologias, gerando um material para orientação aos estudantes que tenham interesse, já que isso é muito pouco divulgado. Para investigar o problema o grupo de estudantes participou de uma palestra feita pela aluna Angela Bernardon, do curso de Agronomia que foi para a Espanha, pelo programa Ciências Sem Fronteiras ofertado pelo Governo Federal. Também foi feita uma entrevista com o responsável pelos programas de mobilidade na UTFPR de Pato Branco, César. Além de artigos e editais na internet que registraram a participação de alunos de Ciências Contábeis de outras instituições em programas de intercâmbio.

METODOLOGIA

Este projeto foi desenvolvido com uma fundamentação bibliográfica, baseada em obras de diversos autores, que expressem opinião de forma coesa e fundamentada a respeito do tema abordado. Buscamos dar solidez às informações, realizando pesquisa de campo exploratória, para buscar dados e indicadores contributivos, para auxiliar no trabalho.

O público de estudo é o de bacharelado em Ciências Contábeis no câmpus Pato Branco, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que contribuíram com informações relativas a experiências vivenciadas por eles que tratem de intercâmbio.

A pesquisa foi basicamente dividida em duas partes: a teórica e a de campo.

A primeira fase foi teórica, onde artigos e obras de diversos autores foram analisadas para formar o corpo do artigo. Os pesquisadores observaram as diretrizes curriculares de outras instituições no que tange à mobilidade nacional e internacional dentro do curso.

Já na segunda fase, uma pesquisa foi aplicada ao primeiro e ao segundo ano do curso na Instituição. Foram questionados quanto ao seu conhecimento em relação ao intercâmbio. Também foram indagados se têm interesse em participar de algum programa de intercâmbio, e o motivo. Os resultados foram diferentes do esperado, porém serviram para uma reflexão aprofundada referente ao assunto.

REFERENCIAL TEÓRICO

Nos dias atuais, onde a globalização está presente em diversos aspectos do dia-a-dia, é muito importante que haja também uma globalização acadêmica, isto é, os alunos estudarem fora do seu país ou da sua cidade. Essa atividade é capaz de atribuir aos estudantes diversos benefícios, além do diferencial de aprender outros idiomas e conhecer culturas adversas a sua. Há quem diga que esse intercâmbio cultural é capaz de formar mentes grandiosas, flexíveis e com uma visão diferenciada.

No curso de Ciências Contábeis essa mobilidade estudantil é crucial, visto que a contabilidade no Brasil vive um momento de padronização com a contabilidade internacional. Precisamos cada vez mais levar nossos estudantes para fora do país, no intuito de seguir essa tendência.

O que dificulta o intercâmbio no curso de contabilidade é que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com