TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Hidroviario

Artigo: Modal Hidroviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO GERAL 5

2 MODAL HIDROVIÁRIO 6

2.1 PRINCIPAIS HIDROVIAS BRASILEIRAS 7

2.2 CUSTOS DO MODAL HIDROVIÁRIO 8

2.3 VANTAGENS DO MODAL HIDROVIÁRIO 10

2.4 INFRAESTRURA DO MODAL HIDROVIÁRIO 11

2.5 TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO BRASIL 13

2.6 ADMINISTRAÇÕES HIDROVIÁRIAS 14

2.7 BARRAGENS E ECLUSAS 14

2.8 PAC E PNLT NO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO 15

3 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Em um mundo globalizado, onde a economia dita às regras de mercado é notável no âmbito das organizações, a importância e o diferencial competitivo que um planejamento Logístico bem sucedido causa no mercado. Entregar o produto no destino certo, na hora certa (Just in time), e com o menor custo possível é a chave do sucesso logístico. E uso do modal hidroviário brasileiro, pode ser uma vantagem competitiva.

Os ganhos econômicos proporcionados por um sistema de transporte eficiente são bastante evidentes. Dentre os mecanismos para aumentar a competitividade dos produtos nacionais e, consequentemente, estimular a conquista de novos mercados, a implantação de um sistema logístico eficaz é, incontestavelmente, uma estratégia de grande impacto.

1.1 OBJETIVO GERAL

Relatar o referencial teórico, e as pesquisas relacionadas à disciplina envolvida, de forma que favoreça o embasamento técnico, para posteriormente ser aplicado nas empresas correspondentes, visando melhorias continuas.

2 MODAL HIDROVIÁRIO

Hidrovia é uma via navegável, utilizada por meios de transporte aquáticos (barcos, navios ou balsas) para transportar mercadorias e passageiros, em oceanos, mares, lagos, rios, ou canais. O transporte hidroviário é utilizado desde a antiguidade.

É uma rota predeterminada para o tráfego aquático e para serem navegáveis alguns fatores influenciam como a largura da hidrovia, a composição do fundo, profundidade para poder passar grandes navios, sinalização, a dinâmica dos ventos, presença ou não de pontes e outros obstáculos (cachoeiras e corredeiras), naufrágios e raios de curvaturas da rota de navegação. Essas características são fundamentais para tornar a hidrovia navegável e segura

As hidrovias são muito úteis principalmente no transporte de cargas de tonelagem a grandes distâncias. O transporte hidroviário é bem mais barato se comparado com o transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga e também de menor impacto ambiental. Uma grande limitação do uso de navios de grande porte é a infraestrutura portuária que seja capaz de recebê-los, como os navios petroleiros. Infelizmente o número de portos existentes no mundo que possua esta capacidade ainda é pequeno.

O Brasil possui na costa atlântica mais de 4 mil quilômetros navegável e milhares de quilômetros de rios. Apesar de grande parte dos rios navegáveis se localizarem na Amazônia, o transporte nessa região não tem muita importância econômica, devido ao fato de não haver nessa parte do país mercados produtores e consumidores de peso. Os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, situam-se no Sudeste e no Sul do País.

Transporte hidroviário é o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias (são percursos pré-determinados para o tráfego sobre águas) para transporte de pessoas e mercadorias. As hidrovias de interior podem ser rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria/sinalização/balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via.

As hidrovias são de grande importância para este tipo de modal, visto que, através dela consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. Nelas são transportados produtos como: minérios, cascalhos, areia, carvão, ferro, grãos e outros produtos não perecíveis.

2.1 PRINCIPAIS HIDROVIAS BRASILEIRAS

• Hidrovia Araguaia-Tocantins: A Bacia do Tocantins durante os períodos de cheias é navegável numa extensão de 1.900 km, e no rio Araguaia é navegável num trecho de 1.100 km.

• Hidrovia São Francisco: O Rio São Francisco conhecido como o “Velho Chico” é o maior rio presente totalmente no Brasil. O principal trecho navegável do rio possui 1.300 km de extensão e passa entre as cidades de Pirapora (MG) e Juazeiro (BA).

• Hidrovia da Madeira: Considerado um dos principais afluentes do Amazonas, o rio Madeira, tem extensão total aproximada de 1.450 km. A hidrovia esta em obras e permitirá a navegação noturna.

• Hidrovia Tietê-Paraná: É uma via de navegação que permite o transporte de pessoas e cargas ao longo dos rios Paraná e Tietê. Esta hidrovia é muito importante para o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Minas Gerais e Tocantins. Possui um trecho de 1.250 km navegáveis sendo 450 km no rio Tietê e 800 km no rio Paraná.

• Hidrovia Taguari-Guaíba: A hidrovia de Taquari-Guaíba é a principal em cargas transportadas. Possui 686 quilômetros de extensão e é operada por uma frota de mais de 70 embarcações, que movimentam milhares de toneladas. Além disso, a hidrovia possui terminais intermodais que facilita bastante o transbordo das cargas.

2.2 CUSTOS DO MODAL HIDROVIÁRIO

Os custos do transporte hidroviário correspondem aproximadamente à metade dos custos associados ao transporte ferroviário e a um terço dos custos incorridos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com