TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Maritimo. Balsas

Casos: Modal Maritimo. Balsas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE JOAQUIM NABUCO

EQUIPE: ALEXSANDRA ROQUE,EDEILZO SANTOS, DEISE RICHENE, LÍTOLO ROBERTO, OZIEL SEVERINO.

MODAL AQUÁVIARIO

BALSAS

PAULISTA 2014.

INTRODUÇÃO

O comercio demanda eficiência na produção e na negociação das mercadorias. A colocação de produtos no mercado exige o aproveitamento adequado dos meios de transporte disponíveis.

O transporte é fator fundamental Na definição do custo da mercadoria e no atendimento das condições e prazo e de entrega.

Por que um país como o Brasil, que tem uma enorme capacidade hídrica utiliza tão pouco essa capacidade?

Quais são os desafios e os caminhos para que seja possível uma reestruturação nessa área, tornando a hidrovia um meio de transporte mais competitivo e eficaz?

Nesse trabalho, vamos falar sobre essas questões, apontando estratégias e possíveis soluções para a problemática aquaviaria atual, além de ressaltar a importância dos modais hidroviários no território brasileiro, mostrar graficamente como está dividida a malha hidroviária e os principais aspectos ambientais do uso desse meio de transporte, com destaque especial para um determinado modal: a balsa.

OBJETIVO GERAL

O transporte é a movimentação de pessoas e mercadorias que se deslocam de um lugar para outro, com a utilização de um meio. Os meios de transporte são divididos em cinco modalidades: rodoviários, ferroviários, aéreos, dutoviários e aquáviarios.

Esse estudo tem como principal objetivo explanar o sistema aquaviario, mais especificamente, um meio de transporte de grande importância no cenário brasileiro, a BALSA.

O aproveitamento do potencial deste tipo de navegação é um diferencial no meio de transporte fluvial tanto de mercadorias quanto de pessoas.

BALSAS

(Objetivo especifico)

Em todo o interior do Brasil particularmente nos grandes rios navegáveis que banham regiões ainda muito despovoadas — não excluídos mesmo os maiores cursos d’água, como o Amazonas, o São Francisco, o Paraná e o Paraguai— um dos meios de transporte mais cômodos, econômicos e seguros, é sem dúvida, o que se realiza pelas balsas.

As balsas sintetizam, geograficamente, uma forma de colaboração entre o homem e a natureza.

Refletem no aspecto, na segurança para os fins a que se destinam e no modo por que são impulsionadas, também o grau de civilização. E, sem dúvida, as tradições culturais conservadas, através dos tempos, pelos que hoje ainda a utilizam como meio de transporte, banhado por cursos d’água mais ou menos extensos e caudalosos.

Leves e de comprimento variável, de 2 a 4 metros, como se encontram na parte norte-ocidental da Bahia, ou de 11 metros, como existem na região piauiense, mais ao norte.

A largura, o comprimento e a capacidade das balsas variam extraordinariamente, existindo tanto as de 11 metros de comprimento, com 5 metros de largura e capacidade para 2 toneladas, quanto as de maior extensão, porém de largura menor e, ao mesmo tempo, maior capacidade quanto ao peso que podem receber e transportar.

Devido o baixo custo do frete, esse modal desenvolve papel importante na logística de transporte. A grande vantagem do transporte fluvial é o custo, que é cerca de oito vezes mais barato que um transporte terrestre e ainda é um transporte ecologicamente correto, porque polui bem menos que um transporte rodoviário. Possui eficiência energética, capacidade de concentração e segurança de cargas e controle fiscal. Podemos citar ainda que esse transporte tem menor consumo de combustível, de congestionamento de trafego, de numero de acidentes, de impacto ambiental e emissão de ruído.

Atualmente no Brasil, apesar de seu grande potencial hídrico, apenas 13 mil quilômetros de extensão fluvial é utilizada para o transporte. Desses 13 mil quilômetros utilizados é transportado principalmente a soja, o óleo vegetal, a madeira e outros. Esse tipo de transporte também é muito usado para o turismo, um bom exemplo é a Hidrovia Paraná-Tietê que e transporte.2.400 km de águas para navegação passando por mais de oitenta municípios.

Como todo tipo de transporte , as balsas possuem vantagens e desvantagens.

Como vantagens podemos citar: As balsas são embarcações de fundo chato, como se fossem grandes jangadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com