TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do transporte Marítimo

Resenha: Historia do transporte Marítimo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Resenha  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 6

Historia do transporte Marítimo

Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Guerra, resultada de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de determinado tipo de carga.

O transporte marítimo é a atividade que se limita à movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo através das vias marítimas, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Ao longo dos séculos esse meio de transporte foi evoluindo mantendo-se sempre como a melhor opção no transporte de mercadorias, pois ele permite a integração com outras modalidades, otimizando o transporte global e o funcionamento de complexas cadeias logísticas.

É muito utilizado, já que possui um custo baixo, podendo ser até 3 vezes menor que o ferroviário e 8 vezes menor que rodoviário. Sendo assim este meio de transporte tem um papel importante para o comércio interno e externo, já que proporciona a oferta de produtos com preços competitivos.

O transporte hidroviário marítimo representa o principal meio de escoamento de produtos do território nacional para outros países, respondendo assim por mais de 90% do transporte internacional e contribuindo com o desenvolvimento nacional, fomentando a produção agropecuária e industrial e a geração de empregos e renda à população.

A eficiência das práticas gerenciais e a presença de navios modernos e com grande capacidade de escoamento de cargas são essenciais para a intensificação das interações espaciais, redução de custos de transporte, garantir maior segurança e mobilidade, diminuir as perdas e danos nas mercadorias e assegurar o menor tempo de entrega dos bens aos consumidores, entre outros.

Transporte Marítimo no Brasil

No Brasil o setor hidroviário marítimo contribui com o desenvolvimento nacional, o fomento da produção agropecuária e industrial e a geração de empregos e rendas à população.

Como em outros países, esse modal representa o principal meio de escoamento de produtos do território brasileiro para outros países. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do ponto de vista de quantidades exportadas em 2010, a via marítima transportou 99%, já do ponto de vista dos valores, o modal marítimo enviou 85%. Na análise das importações brasileiras, dados da ANTAQ, o modal marítimo também ficou na liderança de utilização, com um percentual de 90% das quantidades importadas e 73% dos valores importados, vê-se portanto, que a influência do modal marítimo é maior nas exportações em relação às importações brasileiras.

Apesar do grande número de exportações, tem-se um predomínio da venda de bens de baixo valor agregado, em comparação àqueles que possuem maior valor e alta tecnologia, sendo um empecilho à intensificação do efeito multiplicador interno.

Vantagens

* Maior capacidade de carga;

* Carrega qualquer tipo de carga;

* Menor custo de transporte;

* Economia de combustível.

Desvantagens

* Necessidade de transbordo nos portos;

* Distâncias dos centros de produção;

* Maior exigência de embalagens;

* Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos;

* Meio de transporte lento.

*Gestão de Logística Internacional

Transporte Marítimo no Brasil e a sua Importância.

O Modal Marítimo é um dos modais mais importantes para a logística no Brasil. Uma das principais vantagens é por ser um meio econômico de transportar mercadorias entre pontos distantes geograficamente com uma alta capacidade de volume e com custo viável , hoje o setor movimenta milhões de toneladas ao ano. Hoje está sendo feito constantes investimentos para otimizar e modernizar este sistema que hoje é um dos principais modais procurados pela indústria Brasileira. Hoje no Brasil temos vários Portos com boa capacidade, com destaque para os de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES) entre outros. Existem ainda duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do Brasil e com os países vizinhos do sul e sudeste (as hidrovias Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná).

Muitos postos de trabalho serão criados com a ampliação da indústria naval, com o aumento nas empresas de transporte, com os novos postos de fiscalização e controle, com novos fornecedores, com a ampliação de mão-de-obra nos portos.

O modal marítimo é fundamental para promover e integrar o país interna e externamente. Modernizando e se adequando às exigências de um mundo globalizado, o transporte marítimo pode diminuir distâncias internas e ser decisivo na consolidação do Mercosul, além de aumentar o comércio com os demais continentes.

Os 10 Maiores Portos do Mundo

Conforme estatistica levantada de 2011 segue a lista dos 10 maiores portos do mundo em 2011, sendo que a maioria fica na

Ásia, principalmente na China. Sujeitos a alteração a cada momento.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com