TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Matematica

Artigo: Modelagem Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 10

Este artigo tem como objetivo, mostrar o que é modelagem matemática, de como fazer Modelagem Matemática e de como aplica-la e divulgar sua importância em sala de aula, destacando a sua importância.

Este recurso de ensino traz para o aluno modelos matemáticos relacionados com a realidade em que vivem, transformando assim uma maneira mais interessante e agradável estudar matemática.

A matemática está presente em nosso dia a dia, pois sem ela não saberíamos realizar as coisas mais simples da nossa vida e a modelagem mostra através de modelo como transformar o conteúdo ensinado na sala de aula em uma situação real.

Um modelo pode ser formulado utilizando-se expressões numéricas ou fórmulas, diagramas, gráficos ou representações geométricas, equações algébricas, tabelas, expressões que valham não apenas para uma solução particular, mas que também sirvam, posteriormente, como suporte para outras aplicações e teorias. Ao trabalharmos a Modelagem Matemática dois pontos são fundamentais: aliar o tema a ser escolhido com a realidade de nossos alunos e aproveitar as experiências extraclasses dos alunos aliadas à experiência do professor em sala de aula. Isto contribui significativamente na atividade escolar fazendo com que o aluno passe a ser um agente ativo no processo de construção.

Palavras-Chave: Modelagem, Metodologia, Aprendizagem, Processo de construção.

MODELAGEM MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO

A Modelagem Matemática é uma metodologia alternativa, que se aplica como auxilio nas disciplinas escolares e tem como objetivo compreender os diversos fenômenos do nosso cotidiano. E este recurso pode proporcionar muitos benefícios. Assim como melhor aprendizado, motivação, desenvolvimento do raciocínio entre outros. Diante de várias pesquisas nota-se que Modelagem Matemática se resume em um modelo, em que o professor interessado em melhorar suas aulas e o desempenho dos alunos possa estar utilizando esse modelo que se identifique com o conteúdo ensinado. O professor pode criar um modelo ou aplicar um já existente, este modelo matemático tem como função despertar o interesse do aluno nas aulas de matemática. Este recurso de ensino propõe que o aluno desenvolva melhor suas habilidades, e que eles venham se interessar no conteúdo através de exemplos e modelos que eles presenciam em seu cotidiano.

Já vimos e ouvimos muitos relatos de alunos que não gostam da matéria de matemática, e costumam nem tentar aprende-la, tratam essa disciplina como “bicho de sete cabeças” e esses conceitos tem sido resultado de muitas evasões escolares e às vezes até a retenção. A Modelagem Matemática vem sendo pesquisada exatamente para melhorar este conceito, mostrar através de modelos que esta disciplina esta presente em nosso dia a dia, e que os alunos venham se aproximar com mais entusiasmo dando a ela a importância devida.

Entretanto muitos alunos vivem experiências diferentes, e que alguma dessas diversidades pode atrapalhar em seu aprendizado, por isso que a modelagem matemática trabalha com a realidade do aluno, assim eles se identificam e em conjunto desenvolvem suas habilidades.

HISTÓRICO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA

A Modelagem Matemática surgiu no Brasil nos anos 80, e partir desta data aconteceram eventos específicos para melhor aprofundamento e debates do assunto.

No século XXI, grandes avanços tecnológicos foram surgindo e trazendo grandes expectativas na vida de sociedade. Com esses avanços percebe-se que o ensino da Matemática precisa melhorar em sua metodologia e que o ensino faz parte desses avanços tecnológicos. A Modelagem Matemática surge trazendo alternativas no ensino e na aprendizagem. Os pesquisadores Aristides Barreto e Rodney Bassanezi foram os primeiros a implantar a modelagem matemática na educação brasileira. Barreto representou o Brasil em grandes encontros sobre a modelagem juntamente com Bassanezi onde ministraram grandes cursos de Pós – Graduação nos estados brasileiros e em diversas Instituição de ensino superior. Depois das pesquisas realizadas pelos autores supra citados percebe-se que essa metodologia seria de grande importância, onde muitos professores começaram a se inspirar em Barretos e Bassanezi e passaram adotar essa modalidade aos novos conhecimentos.

Em novembro de 1990, aconteceu a I Conferencia Nacional sobre Modelagem e Educação Matemática (ICNMEM ) promovido pelo Programa de Pós Graduação em Educação matemática da UNESP/ RIO claro o tema “Modelagem no Ensino de Matemática”. Com essa iniciativa começaram as pesquisas em Modelagem e Educação Matemática no Brasil.

No decorrer das décadas que se realizou conferencias foram propostas dois importantes fatores: Um diz sobre a definição da Modelagem Matemática como linha de pesquisa em reconhecidos programas de mestrado e doutorado em inúmeros estados brasileiros; outro fator é a participação de brasileiros em eventos internacionais de Modelagem Matemática (especialmente no ICTMA – Iternational Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications)

O QUE É MODELAGEM MATEMÁTICA

O que se pretende pesquisar sobre a modelagem Matemática é uma forma para dar mais sentido nas aulas de matemática como recurso de ensino para os professores. Segundo Silveira, (2004)

Modelagem Matemática é acima de tudo uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável. A Modelagem Matemática é livre e espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o cercam para interferir ou não em seu processo de construção. . (SILVEIRA e RIBAS, 2004)

A forma de ensinar matemática nas escolas atuais parece ter a mesma conexão que as aulas dadas, desde os primórdios tempos de ensino. Há necessidade de buscar novas opções para se ensinar a matemática e o aluno compreender bem o que se ensina.

Conforme Santana, (2001)

A Modelagem Matemática é uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática que pode ser utilizada no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e veio a ser explorada para tentar esclarecer dúvidas, ou seja, tem objetivo de interpretar e compreender os mais diversos fenômenos do cotidiano, e se trabalhada de maneira criativa, motivadora e eficaz, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com