TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM MATEMÁTICA DO CUSTO DE UMA PIZZA DOMÉSTICA

Projeto de pesquisa: MODELAGEM MATEMÁTICA DO CUSTO DE UMA PIZZA DOMÉSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

MODELAGEM MATEMÁTICA DO CUSTO DE UMA PIZZA DOMÉSTICA

Adriane Kis Schultz*

Solange Teresinha Knopka*

1. INTRODUÇÃO

A matemática está presente e é relevante em diversas atividades sociais e profissionais, especialmente frente às profundas transformações mundiais, principalmente do avanço tecnológico – uso dos computadores – e da contribuição destes, muitas vezes decisiva para a interpretação e intervenção em múltiplas situações do cotidiano.

Tratando-se então da matemática nos espaços escolares e educacionais, ou seja, do ensino e aprendizagem desta, ela estará contribuindo para uma cidadania informada e consciente, no momento em que visar o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo no estudante.

É neste sentido que entendemos que a matemática e realidade precisam estar interligadas também, e principalmente em sala de aula, pois conforme Scheffer, “O saber constrói-se contextualizado enquanto emerge da experiência vivida (...)”. Eis que temos então a Modelagem Matemática como uma proposta pedagógica que busca considerar o mundo matemático inserido no mundo da vida, uma vez que fenômenos emergentes na realidade podem ser explorados no ensino, utilizando e aplicando a matemática, tornando assim a aula mais dinâmica e interessante, despertando no aluno a vontade de conhecer, explorar e redescobrir a matemática, resultando assim numa aprendizagem mais significativa.

Destaca-se ainda que a Modelagem Matemática também busca, através da investigação, a tradução de um fenômeno ou problema real para uma linguagem matemática, ou seja, um modelo matemático.

Sob estes contextos, foi desenvolvido o trabalho de modelagem sobre Pizza, pois em uma aula de Física, trabalhando sobre massa e peso, surgiu um questionamento por parte de uma aluna da Educação de Jovens e Adultos: “Por que a massa do pão quando cresce fica mais leve?”

Após a exposição do professor em uma reunião sobre o ocorrido, foi decidido conjuntamente fabricar Pizza com os alunos para observar se isto realmente ocorria, e sendo esta também um recurso a mais para em seguida, trabalharmos de forma interdisciplinar.

Partindo do tema faremos uma descrição de modelos matemáticos envolvidos no problema como o custo de fabricação, preço de venda para obtenção de lucro e variação da massa durante o tempo de descanso. Também apresentaremos a história do objeto de estudo como um recurso a mais para contextualização do assunto para assim facilitar a compreeensão e despertar o interesse no estudo dos conteúdos matemáticos envolvidos: matrizes, função exponencial e gráficos.

1.1- CONHECENDO A HISTÓRIA DA PIZZA

No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo "cavalo", que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio, denominada Pizza.

A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com