TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatorio

Monografias: Modelo Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 5

NORMAS PARA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Aulas práticas realizadas em laboratório geralmente incluem a elaboração de um relatório descrevendo a observação ou o experimento realizado. O relatório de cada experimento deverá obedecer, obrigatoriamente, a seguinte ordem de elaboração, sendo que cada elemento constituinte do relatório será descrito a seguir.

Figura 1: Itens que compõem o relatório e sua ordem.

1. FOLHA DE ROSTO ou CAPA

A folha de rosto ou capa apresenta os dados que identificam o relatório: nome da Instituição, nome do curso, nome da disciplina, título do experimento, nome dos alunos componentes do grupo que efetivamente participaram da realização do experimento, nome do(s) professor(es) responsável(is), local (cidade) e data. Na folha de rosto ou capa não se deve fazer uso de figuras ou ilustrações. Use como modelo o exemplo apresentado no final deste material.

2. INTRODUÇÃO

A Introdução de um relatório de aula prática deve conter os fundamentos teóricos focados no objetivo do experimento realizado. Sua elaboração depende da consulta a livros-texto.

3. OBJETIVOS

Este item apresenta sucintamente o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento, o qual deve estar fundamentado na Introdução.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

O item Materiais e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outros alunos. Neste item também deverá constar uma lista dos materiais e reagentes utilizados na realização do experimento, assim como suas características físicas, químicas e toxicidades. Portanto, este item deve ser dividido em quatro partes:

4.1.) Materiais Utilizados: apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento, exceto reagentes, na forma de itens. Exemplo:

1) Tubo de ensaio

2) Béquer de 200 mL

3) Béquer de 50 mL

4) Bomba de vácuo

5) Bico de Bunsen

6) Centrífuga, etc...

4.2.) Reagentes Utilizados: todos os reagentes utilizados na realização do experimento, informando sua fórmula química, pureza e a concentração, quando se tratar de soluções. Exemplo:

1) Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L

2) Sulfato de cobre pentahidratado p.a. (CuSO4.5H2O)

3) Água destilada (H2O)

4) Álcool etílico anidro (CH3CH2OH).

4.3.) Características dos Reagentes Utilizados: Utilizando-se o de livros, como fonte de pesquisa, deverá elaborar uma tabela (como o exemplo da Tabela 1) apresentando as características de todos os reagentes e produtos envolvidos no experimento.

Tabela 1: Características dos reagentes utilizados no experimento (nome do experimento).

Substância Mol (g/mol) d

(g/cm3) p.f.

(oC) p.e.

(oC) Solubilidade Toxicidade/Observações

NaOH 40,0 2,13 318 --- Água, etanol, metanol, glicerol. Absorve rapida/e H2O e CO2 do ar. Extrema/e corrosivo

CaCl2 110,98 2,15 772 >1600 Água (c/ liberação de muito calor) e em álcool Higroscópico

4.4.) Procedimento Experimental: consiste em descrever, detalhadamente, o procedimento executado (incluindo-se modificações que tenham sido feitas no decorrer do experimento em relação ao procedimento originalmente proposto) para a realização do experimento. Neste item, não devem constar quaisquer observações experimentais, pois, as mesmas fazem parte dos Resultados e Discussão.

5. RESULTADOS e DISCUSSÃO

Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os principais resultados obtidos em aula, na seqüência em que o procedimento foi realizado. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Deve-se incluir também todos os cálculos efetuados. Sempre que possível seus dados devem ser organizados na forma de tabelas e gráficos (lembre-se: o gráfico sempre ilustra muito melhor o resultado do que as tabelas: dê preferência a eles). Estas tabelas e gráficos devem ser descritos e enumerados adequadamente no texto e não apenas lançados. Cada tabela e gráfico deve ter um título que os descreva brevemente. Em resumo:

• Apresente os resultados e sua discussão (explicação) na seqüência em que o procedimento foi executado;

• Discuta cada etapa do procedimento realizado, procurando justificar e explicar a sua realização;

• Discuta (explique) cada observação experimental (mudança de cor, aquecimento, turvação, etc) e os resultados obtidos (massa final, rendimento, ponto de fusão, etc).

• Indique com clareza as operações de cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com