TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Trabalho

Trabalho Universitário: Modelo Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 3

(Título) MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Nome(s) do(s) autor(es)

E-mail(s)

Disciplina – Professor(a)

Resumo

Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos à disciplina de SIC – Seminário Interdisciplinar de Curso. Para este resumo não se deve ultrapassar 250 palavras sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou. Deve-se evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas).

Palavras-chave:Escolha três palavras chave que sintetizem o conteúdo do artigo

1. Introdução

O objetivo da introdução é de situar o leitor sobre o tema pesquisado, por meio de uma visão ampla do estudo realizado e do tema. Inicie abordando de maniera geral sobre o mercado da empresa sobre a qual pesquisará. Vá “afunilando o texto”, de forma que chegue até o contexto da empresa, e apresente seu problema de pesquisa. Apresente, então, seus objetivos (geral e específicos). Em seguida, fale sobre a importância de pesquisar tal conteúdo, tanto para a empresa quanto para a teoria. Geralmente, uma página é suficiente, no máximo uma página e meia.

2. Revisão da literatura (ou Fundamentação Teórica)

Para saber quais pontos deverá abordar nesta seção, preste atenção ao tema da sua pesquisa. Se você vai falar sobre vendas, por exemplo, você deverá falar sobre conceito de vendas, abordagem, etc. Se vai falar sobre atendimento ao cliente, terá que falar sobre a teoria desse assunto. Muitas vezes, a teoria é muito ampla, muito abrangente, e é interessante consultar um professor daquela disciplina, aprsentar seu objetivo de pesquisa e pedir a opinião dele sobre fontes a serem consultadas e que tópicos deverão ser abordados. Nesta seção, não se deve falar sobre a empresa, sua visão, missão, valores, histórico, etc. Você deve falar apenas SOBRE O CONTEÚDO TEÓRICO. O que os autores dizem a respeito daquele assunto. É importante comparar o que os autores falam, ver se há contradições, e não apenas reproduzir a opinião dos autores. Cuidado com a forma como escreve o texto, essa é a parte do trabalho que mais contém citações pois você estará falando de conceitos de outros autores, então não esqueça das referências.

3. Procedimentos metodológicos

Nesta seção você deverá descrever quais caminhos seguiu para conseguir realizar sua pesquisa. Aqui, vale voltar aos objetivos específicos e se perguntar: como conseguirei (ou consegui) essas informações? Foi por meio de questionários? Foi por meio de entrevistas? Fiz análise de documentos prontos? Se fiz entrevistas, quantos funcionários entrevistei? Em que período? De que cargos? Se fiz análise de documentos, quais documentos foram analisados? Quem fez os documentos? Em que período? O que foi anailsado nesses documentos? Fiz observação? Fui participante? Em que período? O que foi observado? Em que local?

Para a quase totalidade dos casos, a pesquisa será qualitativa, descritiva e será feito estudo de caso.

Nesta seção você não deverá apresentar os resultados, apenas os PROCEDIMENTOS, as TÉCNICAS de pesquisa utilizadas.

4. Apresentação de Resultados

Agora, sim, você falará dos resultados da pesquisa. Isso é feito por meio do resgate dos objetivos específicos. Sendo assim, você deverá apresentar, nesta seção, resposta a cada um dos objetivos específicos que apresentou na introdução. Por exemplo, se seu primeiro objetivo específico era descrever algum processo da empresa, nesta seção você terá que fazer um tópico para descrever tal processo da empresa. Lembre-se de que, mesmo trabalhando na empresa, sua opinião apenas não pode ser usada como fonte de pesquisa. Os resultados que você apresentar aqui, devrão ter sido alcançados por meio de algum procedimento metodológico que você apresentou na seção anterior.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »