TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO TRABALHO UNOPAR - 6 SEMESTRE INDIVIDUAL

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        DESCRIÇÃO DE CARGOS        

2.2        RECRUTAMENTO        

2.3        TÉCNICAS DE SELEÇÃO        

2.4        CONTRATO DE TRABALHO        

2.5        INTEGRAÇÃO        

2.6        AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos detalhar cada passo do processo de descrição de cargos, recrutamento, seleção, contratação, treinamento e avaliação de desempenho, planejando ações práticas de Gestão de Pessoas, de forma que contemple a visão sistêmica da área. Assim podemos definir Gestão de Pessoas como a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constituem a rigor uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos (GIL, 2001, p. 17).

A empresa que procura novas pessoas para compor seu quadro de profissionais se chama Casa Bella, e no momento está ofertando uma vaga para Gerente Comercial. A empresa é um home Center localizado no centro da cidade de Cascavel-PR, é uma sociedade entre dois irmãos, Pedro Albuquerque e Alfredo Albuquerque, portanto, é uma sociedade limitada. Comercializa materiais para construções e acabamentos, desde materiais brutos como areia e pedras, quantos materiais para acabamento, como cerâmicas. A empresa é de médio porte, e conta com 86 funcionários, divididos na área administrativa, financeira, vendas, marketing, estoque, expedição e qualidade. E tem como objetivo, a satisfação total dos clientes servindo produtos e serviços de qualidade e procedência com preço justo.

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DESCRIÇÃO DE CARGOS

A descrição de cargos é um processo que consiste em descrever e enumerar as atribuições e tarefas que compõem um cargo. A descrição e cargos é caracterizada pela definição escrita do que o ocupante do cargo executa, como o faz e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho satisfatório do cargo (CHIAVENATO, 2010).

Marras (2000, p.86), de acordo com estudos realizados anteriormente, descreve os passos para a avaliação de cargos: escolha dos fatores; montagem do manual de avaliação de cargos; montagem da tabela de avaliação; determinação das pessoas e tratamento estatístico; criação dos funcionários de avaliação; avaliação de cargo por cargo; tabela de classificação de cargos.

Vamos detalhar através da descrição de cargos a vaga escolhida para a empresa que será a de gerente comercial.

DESCRIÇÃO DE CARGOS:

CARGO: Gerente Comercial

SETOR: Departamento de Vendas

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: Diretor Comercial

RESPONSABILIDADES DO CARGO (DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO): Gerencia as atividades da equipe de vendas. Definem em conjunto com a área de marketing ações pontuais a fim de maximizar as vendas. É o suporte para os demais vendedores em caso de dúvidas ou dificuldades no atendimento. Colabora com as necessidades dos colaboradores do departamento comercial (força de vendas) com a empresa.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO (DESCRIÇÃO DETALHADA DO CARGO): 1) Gerencia o trabalho da equipe de vendas, supervisionando as atividades diárias, com o objetivo de converter o maior numero de negócios. 2) Avalia a performance dos vendedores, através de relatórios diários (atendimento x vendas), para verificar a eficiência dos colaboradores. 3) Parceira com a área de marketing, através de reuniões semanais, com o objetivo de enxergar a necessidade que o mercado exige.

REQUISITOS PARA O CARGO (REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO DO CARGO): COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: Formação acadêmica em área de ciências humanas – DESCRIÇÃO: capacidade analítica de identificar oportunidades. COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: Liderança – DESCRIÇÃO: Habilidade na comunicação com as pessoas. Disciplina – DESCRIÇÃO: Ser referência para os demais colaboradores na execução das atividades.

  1. RECRUTAMENTO

O recrutamento de pessoal será mais efetivo se for determinado anteriormente o conteúdo da função ou do cargo. “Assim, são necessárias informações claras e registradas do que se faz nesse cargo e de quais são os requisitos pessoais necessários para o seu bom desempenho”, explica Ribeiro (2006, p. 53).

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos (MRH) para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH. O recrutamento – tal como ocorre como o processo de comunicação – é um processo de duas mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo (CHIAVENATO, 2010, p. 114, grifo do autor). Existem três tipos de recrutamento, o interno, o externo e o misto, o interno é o primeiro meio de recrutamento e diz respeito ao recrutamento realizado dentro das organizações. Recrutamento interno é quando a organização procura preencher uma vaga par um posto de trabalho mediante o remanejamento de seus funcionários, que pode ser promovidos, transferidos (movimentação horizontal) ou transferidos com promoção (Ascensão profissional) (ARAÚJO; GARCIA, 2009, p. 17).  E o recrutamento externo o esforço caminha no sentido de conquistar novos talentos, seja em unidades geograficamente distantes do local onde se faz a busca pelos candidatos potenciais ou fora da organização (ARAÚJO; GARCIA, 2009). Podemos, então, pensar que recrutamento externo procura o preenchimento de vagas ou funções existentes na organização com candidatos que estão no mercado de trabalho e que são atraídos pelas técnicas de recrutamentos empregados pelas empresas. E o recrutamento misto é a soma do recrutamento interno com o recrutamento externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com