TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Monografia

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  4.851 Visualizações

Página 1 de 6

Título da monografia (o título deve ser curto, claro, afirmativo e conclusivo! – no máximo 15 palavras)

nome completo aluno¹*; nome completo orientador2

1 Nome da Empresa ou Instituição (opcional). Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000    Cidade, Estado, País

2 Nome da Empresa ou Instituição (opcional). Titulação ou função ou departamento. Endereço completo (pessoal ou profissional) – Bairro; 00000-000    Cidade, Estado, País

*autor correspondente: nome@email.com


Título da monografia

Resumo

        O resumo é uma descrição geral do trabalho, apresentando de forma resumida todas as seções do trabalho. Deve ser escrito de forma clara e objetiva, e capaz de informar ao leitor em que consiste a monografia e despertar o interesse para leitura de todo trabalho. Os termos Resumo e Palavras-chave devem ser grafados em negrito, alinhados à esquerda com somente a primeira letra da palavra em letra maiúscula. O resumo deve conter no máximo 250 palavras, ser redigido em único parágrafo, em espaçamento simples, no tempo verbal pretérito perfeito do indicativo. O resumo deve ser iniciado com uma curta apresentação da importância/justificativa (contextualização do tema) do trabalho. Em seguida, deve ser apresentado o objetivo geral, que deve ser escrito de maneira sucinta e direta. Deve conter uma breve descrição da metodologia que foi empregada no trabalho de pesquisa, abordando os aspectos mais importantes para o entendimento do trabalho. É importante destacar os melhores ou mais importantes resultados que foram obtidos pesquisa. Deve-se buscar apresentar relações interessantes que chamem atenção do revisor e do público em geral. O final do resumo conter uma conclusão geral (uma ou duas frases). Deve-se ter cuidado para não repetir os resultados. A elaboração do “Abstract” e “Keywords” ou “Resumen” e “Palabras Clave” deve seguir as mesmas regras. O Resumo deve ser seguido de um máximo de cinco Palavras-chave (ou “Keywords” ou “Palabras Clave”) diferentes daquelas contidas no Título e inseridas imediatamente, sem espaçamento, ao Resumo.

Palavras-chave: (inserir até 5 palavras diferentes das contidas no título, separadas por ponto-e-vírgula).

Título em inglês ou espanhol (opcional)

Abstract ou Resumen (opcional)

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Keywords ou Palabras Clave: (opcional)

Introdução

O título da seção “Introdução” deve ser escrito em negrito, alinhado à esquerda e com a primeira letra maiúscula. Nesta seção o autor deve contextualizar o assunto, estabelecendo uma relação com outros trabalhos publicados sobre o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho/monografia, situando a importância do problema estudado e solucionado, apoiado em citações bibliográficas de fonte confiáveis. No último parágrafo da introdução deve discriminar o objetivo do trabalho, que deve ser enunciado de forma coerente e direta. Esta seção deve ser redigida em no máximo duas páginas.

Material e Métodos (ou Metodologia)

        

Os trabalhos deverão ser desenvolvidos de forma que o aluno utilize as ferramentas de metodologia de pesquisa e análise e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Pesquisas bibliográficas, descritivas ou documentais, ou seja, ‘formas’ de pesquisa baseadas em dados não experimentais, serão consideradas e aceitas somente se elaboradas utilizando metodologia de análise de metadados ou grupos de dados, ou revisão sistemática de áreas ou processos. Como métodos qualitativos são aceitos trabalhos na área de bibliometria, design Science, estudo de caso, revisão sistemática e relato de experiência. A escolha do tema deve ser feita em função da identificação do aluno com a área de conhecimento e/ou demanda profissional do aluno, do tempo disponível e também dos dados necessários para o trabalho.

O título “Metodologia” deve ser usado se o trabalho realizado for um levantamento e análise da literatura referente ao tema, i.e., pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva ou pesquisa documental, ou seja, ‘formas’ de pesquisa baseadas em dados não experimentais. Se o trabalho for conduzido na forma de pesquisa experimental, deve ser usado o título “Material e Métodos”.

O título da seção Material e Métodos (ou Metodologia) deve ser grafado em negrito, alinhado à esquerda, as primeiras letras das palavras em letra maiúscula. O texto da seção deve ser redigido no pretérito perfeito do indicativo (passado), na forma impessoal e pode ser dividido em subtópicos com recuo especial de 1,25 cm, a primeira letra maiúscula, em negrito, separados dos títulos das seções ou dos parágrafos precedentes ou subsequentes por uma linha.

Neste tópico deve ser apresentada a descrição detalhada de todo o material utilizado e toda a metodologia utilizada na obtenção de dados e análise dos resultados da pesquisa, de forma a permitir fácil compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do estudo ou a utilização do método por outros profissionais. No entanto, apenas novos procedimentos devem ser descritos detalhadamente; procedimentos previamente publicados (descritos na literatura) devem ser citados e referenciados, mencionando de modo breve quaisquer modificações significativas efetuadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com