TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Regimento Interno

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  23.467 Palavras (94 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 94

REGIMENTO

INTERNO

PARA

 CÂMARAS

MUNICIPAIS

           Arcanjo Pazette

REGIMENTO INTERNO

PARA

CÂMARAS MUNICIPAIS

----------------------------------------   Arcanjo Pazette  ---------------------------------------

Técnico em assuntos do Legislativo Municipal   –   Telefax (067) 255-1165

© Copyright by Consultec – Cons. Téc. Adm. e Leg. SJ

Edição 2005

Rua Cel. Pilad Rebuá, 1950 – Caixa Postal 11

79290-000   -   BONITO – MS

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial desta obra, para fins comerciais, sujeitando-se o infrator às penalidades  cíveis e criminais cabíveis

Apresentação

O modelo de Regimento Interno que estamos apresentando, visa dotar as Casas Legislativas Municipais de mecanismos eficazes que lhes assegurem um perfeito funcionamento diante de todas as exigências constitucionais.

Trata-se de um modelo, prático e versátil, muito útil, quando da revisão geral dos dispositivos regimentais das Câmaras Municipais. Porém, não é um modelo pronto e acabado, com aplicação direta e imediata a todos os municípios, mas um modelo, onde poderão ser retirados ou inseridos dispositivos, a critério dos membros da Câmara Municipal.

Com relação ao dispositivo que permite ou veda a reeleição dos membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo na mesma Legislatura, está expresso no art. 11 deste modelo. Caso os Vereadores decidirem pela não reeleição, é só substituir a palavra permitida por vedada.

Vale lembrar que o Regimento Interno da Câmara Municipal, deve sempre obediência aos preceitos contidos na Lei Orgânica do Município.

Arcanjo Pazette

Técnico em Assuntos do Legislativo Municipal

RESOLUÇÃO N°...., DE .......DE .....................DE ........

Estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal de ..............

O  Presidente da Câmara Municipal de ............, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele promulga a presente Resolução,  que dispõe sobre  o

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL

TÍTULO I

Da Câmara Municipal

CAPÍTULO I

Disposições Preliminares

Art. 1º. A Câmara Municipal de ..........., é o poder Legislativo do Município, composto de Vereadores eleitos na forma da legislação vigente.

Art. 2º. A Câmara Municipal tem funções institucional, legislativa, fiscalizadora, administrativa, de assessoramento, além de outras permitidas em lei e reguladas neste Regimento Interno.

        § 1º A função institucional é exercida pelo ato de posse dos Vereadores, do Prefeito e do Vice-Prefeito, da extinção de seus mandatos, da convocação de suplentes e da comunicação à Justiça Eleitoral da existência de vagas a serem preenchidas.

        § 2º A função legislativa é exercida dentro do processo legislativo por meio de emendas à Lei Orgânica, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, resoluções e decretos legislativos sobre matérias da competência do Município.

        § 3º A função fiscalizadora é exercida por meio de requerimentos sobre fatos sujeitos à fiscalização da Câmara e pelo controle externo da execução orçamentária do Município, exercido pela Comissão de Finanças e Orçamento, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

        § 4º A função julgadora é exercida pela apreciação do parecer prévio do Tribunal de Contas sobre as contas do Município e pelo julgamento do Prefeito e dos Vereadores por infrações político-administrativas.

§ 5º A função administrativa é exercida apenas no âmbito da Secretaria da Câmara, restrita à sua organização interna, ao seu pessoal, aos seus serviços auxiliares e aos Vereadores.

        § 6º A função integrativa é exercida pela participação da Câmara na solução de problemas da comunidade, diversos de sua competência privativa e na convocação da comunidade para participar da solução de problemas municipais.

        § 7º A função de assessoramento é exercida por meio de indicações ao Prefeito, sugerindo medidas de interesse público.

        § 8º As demais funções são exercidas no limite da competência municipal quando afetas ao Poder Legislativo.

Art. 3º A sede da Câmara Municipal é na Rua..........................................., onde serão realizadas as sessões, sendo reputadas nulas as realizadas em outro local, observado o art. 124 e seu parágrafo único, deste Regimento.

        § 1º No recinto das sessões não poderão ser realizados atos estranhos às funções da Câmara, salvo nos casos em que o Presidente ceder o recinto para reuniões cívicas, culturais e partidárias.

        § 2º As sessões solenes poderão ser realizadas fora da sede da Câmara.

Art. 4º. Cada Legislatura será igual ao número de anos de duração dos mandatos eletivos, a cada ano correspondendo uma sessão legislativa.

Art. 5º. A Câmara Municipal reunir-se-á ordinariamente de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

        § 1º Os períodos de 1º a 31 de julho e de 16 de dezembro a 14 de fevereiro são considerados de recesso legislativo.

        § 2° As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente, quando recaírem em sábados, domingos, feriados ou ponto facultativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.4 Kb)   pdf (740.3 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com