TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de elaboraçao de trabalho

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

BIANCA DA SILVA MENEZES SANTANA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................5

2.1 DIFERENÇA ENTRE EIRELI E SOCIEDADE LTDA.....................................5

3 CONSTITUIÇAO DE EMPRESA .....................................................................7

4 APENDICE – CONTRATO SOCIAL ..............................................................11

5 CONCLUSÃO ................................................................................................15

6 REFERÊNCIA ................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Entre os agentes econômicos, ativos participantes da economia das nações, temos organizações empresariais, que contribuem com sua manutenção e crescimento. Entende-se que este dinamismo não ocorre isoladamente, sendo necessária a intervenção humana para o crescimento das ações dessas organizações. Temos aí a chamada gestão empresarial que, amparada em técnicas de gestão, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos a Contabilidade, vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, que nesse caderno mostra-se da forma mais aplicada possível, ou seja, como fonte geradora de dados e informações uteis que subsidiam a gestão organizacional em seus processos de tomada de decisão.

Destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise de balanços na Contabilidade, que se prestam ao registro dos fatos praticados pela organização e a sistematização dos fatos em forma de demonstrações contábeis que refletem em seu patrimonial, financeiro e de resultados.

2 DESENVOLVIMENTO

Sociedade Ltda

A Sociedade Cotas, ou Sociedades Limitadas, são as mais conhecidas do Brasil, são compostas por dois ou mais sócios, sua atividade visa à circulação de bens ou serviços. As Ltda, como é conhecida popularmente, são regulamentadas por um contrato social que classifica os sócios, a forma de operação, tipo de serviço e o capital investido. O capital é dividido por cotas, o pagamento das despesas é de acordo com a participação de cada sócio, vale lembrar que os bens pessoais dos sócios ficam protegidos, ou seja, quem responde pelas despesas contraídas é a empresa jurídica, os sócios são responsáveis pelas dívidas trabalhistas, ambientais e decisões que envolvam indenizações a favor do consumidor.

Criada pela 10.406/2002, que substituiu o termo de Responsabilidade Ltda, pelo termo Sociedade Limitada, de acordo com a lei esse tipo de pessoa jurídica, não se admite menos de dois sócios, a constituição do nome, deve-se acrescentar a expressão Ltda, e em caso de sucessão dos sócios os parentes que assumirem as cotas, para repassar a outra pessoa, só poderá fazê-lo com a concordância do sócio atual.

Sociedade EIRELI

A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.Ao nome empresarial deverá ser incluído a expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada. A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração. A Empresa individual de responsabilidade limitada será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.

A Lei 12.441 de 12 de Julho de 2011, deu início a criação da EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, a ideia é facilitar para que profissionais que desejam regularizar suas atividades, pudessem ter uma opção a mais e de certa forma mais simples, inspirada em alguns países europeus, que já algum tempo admitem esse tipo de constituição de empresa formada por apenas um indivíduo. A Lei procurou a ideia do empresário individual, assim pode atribuir um modelo a ser seguido, pois dessa forma alguns requisitos estabelecidos puderam ser cumpridos, mas vale lembrar, que se levarmos em conta a pauta da normativa civil, o empresário individual não é considerada pessoa jurídica, essa transformação de firma individual em pessoa jurídica, é apenas um meio do direito tributário, para efeito de imposto de renda.

2.1 DIFERENÇA ENTRE EIRELI E SOCIEDADE LTDA

Uma das principais diferenças entre a EIRELI e a Sociedade LTDA, se dá no fato de que EIRELI, não se trabalha com sócios, enquanto que na Sociedade Lttda, admite-se um ou mais sócios, na EIRELI é errado falar em capital social, pois se trata de uma empresa individual, porém possui aspectos tributários similares a Sociedade Ltda, podendo se enquadrar no lucro real, lucro presumido ou simples nacional, ou ainda como microempresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com