TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Metodologia Para TCC

Trabalho Escolar: Modelos De Metodologia Para TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  3.896 Visualizações

Página 1 de 3

3 METODOLOGIA – MODELO 1

O presente trabalho utiliza, quanto à abordagem, a pesquisa qualitativa. Neste tipo de pesquisa, conforme Godoy (1995), os dados não são analisados por meio de instrumentos estatísticos, pois a mensuração e a enumeração não são seu foco. Por meio da pesquisa qualitativa, segundo Richardson (1989), há uma relação indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. Sendo assim, a escolha da abordagem qualitativa, neste estudo, se dá pelo fato de possibilitar uma maior aproximação com o cotidiano e as experiências vividas pelos sujeitos envolvidos, buscando, por meio do seu caráter investigativo, analisar e compreender como a comunicação informal interfere no ambiente de trabalho da equipe de testes e manutenção de equipamentos na empresa Elektra Soluções em Energia. E se esta aproximação é feita em profundidade, a pesquisa qualitativa é a mais indicada.

Por sua vez, quanto aos fins, a pesquisas é descritiva. Esta pesquisa, segundo Gil (2002), tem como objetivo a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Desta forma, já que a presente pesquisa tem por finalidade descrever como se dá a comunicação informal nas organizações, em geral, e na empresa Elektra Soluções em Energia, especificamente, ela carece deste tipo de pesquisa.

Por fim, quanto aos meios, realiza-se um estudo de caso. Conforme Yin (2001), o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens específicas de coletas e análise de dados. Ainda segundo o mesmo autor, o estudo de caso contribui para a compreensão dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. Por se tratar de uma análise que visa investigar um problema especifico, procurando compreender como a comunicação informal interfere na empresa Elektra Soluções em Energia, especificamente na equipe de testes e manutenção de equipamento, o estudo de caso se torna um meio indicado para a investigação.

Em relação ao universo e à amostra, de acordo com Lakatos (1990), universo é o conjunto de elementos ou de seres que se deseja investigar que apresentam pelo menos uma característica em comum. Já, amostra, de acordo com a mesma autora, é uma porção ou parcela do universo ou população convenientemente selecionada, de modo a ser o mais representativa possível. Sendo assim, o universo desta pesquisa são todos os funcionários da empresa Elektra

Soluções em Energia, das equipes de teste e manutenção de equipamentos e a equipe de montagem de linhas de transmissão. E a amostra são todos os membros da equipe de teste e manutenção de equipamentos da referida empresa; o que totaliza cinco funcionários. A escolha por esta amostra se dá pelo fato de a equipe de testes e manutenção de equipamentos ser o setor de melhor acesso dentro da empresa Elektra Soluções em Energia, contribuindo para uma análise de pesquisa mais efetiva. Desta forma, a escolha se dá por acessibilidade. Nesta pesquisa, o nome da empresa é fictício para preservar o anonimato.

Depois de determinado o universo e a amostra, uma pesquisa parte para a coleta dos dados que, segundo Gil (2002), em um estudo de caso, é baseada em diversas fontes de evidências. Para efeito de elaboração deste artigo, o procedimento utilizado é a entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com