TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Sistema De Produção

Casos: Modelos De Sistema De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

A Construção de Modelos

A administração da produção tem se revelado propícia para a análise de problemas de decisão. A tomada de decisão envolve uma situação onde o gerente se depara com várias alternativas de soluções.

A variedade das informações dependem de cada caso. Por exemplo, problemas com poucas informações e muitas dúvidas sem respostas, são problemas mal estruturados, cuja solução, dependerá muito de quem tomará a decisão final.

Analisar formalmente os problemas de decisão poderão ser feitas representações simbólicas, enquadrando o problema em um dos muitos modelos já disponíveis e de utilidade comprovada. A maioria desses modelos pertencem ao campo da chamada Ciência da gerência, embora não todos; alguns modelos são mais simples e outros mais complexos e podem ser aplicados em um leque de situações.

Os assuntos abordados podem ser muito amplos ou mais restritos, como a melhor composição de uma linha de produtos em função dos lucros que se pretende atingir.

Na década de 80 a utilização da pesquisa operacional cresceu graças a utilização de microcomputadores. Vários problemas práticos puderam ser enfrentados com o microcomputador que puderam ser usados por profissionais não especialistas.

A estruturação do problema faz com que uma análise quantitativa acarrete numa solução matemática e provavelmente à situações favoráveis antes da implementação da solução do mesmo. Fatores assim são conhecidos como “fatores imponderáveis”.

Já problemas pouco estruturados trazem consigo muitas informações que serão não qualificáveis e cercadas de indefinições, fatores deste tipo, causam dúvidas e não poderá dispensar uma análise personalizada dos fatores imponderáveis.

Processo de análise quantitativa que exige imaginação, trabalho de equipe e grandes esforços para transformar descrições genéricas em problemas bem estruturados. Este tipo de definição faz com que o problema venha a ser solucionado de forma clara e precisa. Podem representar formas simplificadas de objetos e situações reais. Após o desenvolvimento os dados colhidos podem proceder à solução do problema, especificando valores que forneçam a melhor saída, segundo critérios adotados o processo final da análise quantitativa. Resultados obtidos são enviados ao tomador para a decisão final. A implementação da solução pode remeter à necessidade de adaptações no modelo utilizado.

No campo da ciência da gerencia ou pesquisa operacional existe vários modelos que serve como base para os demais modelos e servem para a área. Que podem ser:

a) Probabilidade e distribuição da probabilidade: Esse modelo serve como complemento para outros modelos.

b) Programação Linear Simples: É um dos modelos mais usados na pratica. Serve de hipótese fundamental assumindo relações entre as variáveis lineares.

c) Programação Linear Inteira: Tem a mesma finalidade da linear simples com única diferença, é que obrigatoriamente assume valor da linear inteira.

d) PERT(program evolutiom ande review techmique) e COM(critical poth melhod) são semelhantes usados para projetos grandes e complexos.

e) Previsão: Fundamental para o planejamento de vários níveis de natureza dentro da organização.

f) Teoria da Decisão: Aplicável a problemas de decisão com vários graus de estruturação.

g) Modelo de Redes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com