TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modismo

Resenha: Modismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Nos últimos quinze anos, a terceirização tem sido apontada, em grande parte dos cursos de administração, como uma das maiores inovações organizacionais. Inúmeras empresas brasileiras – pressionadas pela necessidade de redução de custos, em face da abertura econômica – passaram a se concentrar no seu core business, isto é, nas suas atividades principais, e buscaram terceirizar tudo o mais que fosse possível. Na teoria, enfatizamse os ganhos da especialização e da cooperação advindos da nova relação entre empresas. Consultores apontam o outsourcing como o caminho para a modernidade. Sublinham também a vantagem que a terceirização traz na transformação de gastos fixos em variáveis: se o faturamento cresce, compra-se mais o serviço; se o faturamento cai, reduzem-se os pedidos do serviço terceirizado, com a ausência de rescisões e multas trabalhistas.

Não tendo sido a fronteira da “atividade-fim” claramente definida em cada empresa, as terceirizações proliferaram, ultrapassando rapidamente as atividades tradicionais de apoio (“atividades-meio”) − tais como limpeza, portaria, telefonia, contabilidade e alimentação – e alcançando áreas consideradas nucleares em cada um dos negócios. Nos bancos, a terceirização atingiu a compensação de cheques e os caixas de atendimento; na indústria automobilística, a montagem de pneus, a pintura e a ferramentaria; no comércio, o trabalho dos caixas de supermercados; nos hospitais, setores como o laboratório clínico. Essa invasão da atividade-fim se deu em praticamente todos os ramos e setores.

O modismo não se limitou ao setor privado. “Prefeitura terceiriza zona azul”, “Governo paulista quer terceirizar parques”, “Secretário propõe terceirizar o Detran”, “Brasil já tem prisões com administração terceirizada”, “Cobrança da dívida ativa poderá ser terceirizada no município”, “Estado inaugura hospitais terceirizados” – são apenas alguns dos vários títulos de notícias envolvendo a terceirização no setor público. Emblemático o depoimento do atual ministro do Trabalho no qual afirmou que, no próprio Ministério, há um grande número de trabalhadores terceirizados, que nem são aprovados em concurso público nem representam cargo de confiança. A propósito, cabe reconhecer que o governo federal vem buscando implantar um programa de “desterceirização” no setor público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com