TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS E MODISMOS NA GASTRONOMIA

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE SENAC PERNAMBUCO

ESPECIALIZAÇÃO EM COZINHA INTERNACIONAL

TENDÊNCIA NA GASTRONOMIA

PROFESSOR: ROBSSON LUSTOSA

ALUNA: EBANI ALVES PIRES LUZ

07/05/18

 TENDÊNCIAS E MODISMOS NA GASTRONOMIA

TEDÊNCIAS

Gastronomia, hoje está "na moda", o que é atestado pela multiplicação de livros e publicações sobre o assunto e/ou pelo sucesso dos cursos de culinária. As novas tendências atualmente observadas na gastronomia, são difundidas pela globalização.

As tendências hoje no Brasil, são muitas, devido a acessibilidade as mídias, chefes famosos, com suas criações conquistam uma grande quantidade de seguidores, com suas inovações culinárias, influencia e divulga sua maneira de cozinhar, há de se lembrar quando o chefe Alex Atala usou formiga pela primeira vez em seus pratos, e a quantidades de comidas nos pratos feitos por restaurantes de alta gastronomia. Essas tendências de pratos com porções pequenas que nem sempre o preço e condizente ao ofertado.

Se, no passado, esses movimentos levavam anos ou mesmo décadas para que fossem capazes de produzir alterações substanciais nas escolhas e preferências do consumidor, atualmente se constata, pela intensidade com que os mesmos ocorrem, uma redução exponencial dos intervalos de tempo necessários a transformações mais   significativas. (BrasilFoodTrends2020).

A tendência na alimentação tem por características de muda o que já   se firmou a décadas.

  1. TENDÊNCIA DA SENSORIALIDADE E PRAZER. O consumidor não vai mais ao restaurante apenas para comer e satisfazer uma necessidade física e sim também uma experiência gastronômica. Ele quer sentir o prazer de degustar, socializar com amigos e ser sempre surpreendido com a experimentação de alimentos e bebidas diferentes.

  1. TENDÊNCIA DA SAUDABILIDADE E BEM ESTAR. O consumidor está mais preocupado com seu bem-estar, com o que estar ingerindo, na prevenção da sua saúde, e no controle da obesidade, cada vez mais cresce o número de indústria que investem em produtos light, diet, sem glúten, funcionais, energéticos, orgânicos e naturais. Exemplo: o programa da nutricionista Bela Gil e uma influência e incentivo para uma alimentação saudável e mais uma vez a mídia atuando na vida das pessoas levando o consumindo a consumir uma alimentação saudável.
  1. TENDÊNCIA DE CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE. O consumidor está cada vez mais procurando praticidade devido ao ritmo da vida urbana, a nova configuração da família, pessoas que vive sozinha e que precisar se alimentar, muitas vezes a caminho dos seus compromissos, assim se tem maior acesso a frízer e micro-ondas e cresce o número de produtos industrializados produtos em pequenas porções (snacking, finger food), produtos embalados para consumo individual (monodoses), produtos adequados para comer em trânsito ou em diferentes lugares a perdigão e sadia e uma das empresas que tem bastante opção para este tipo de consumidor.
  1. TENDÊNCIA DE CONFIABILIDADE E QUALIDADE. As pessoas estão mais preocupadas com produtos que esteja dentro da cadeia de segurança alimentar, quer tenha o controle de origem e rastreabilidade e menor impacto ambiental, boas práticas de fabricação e controle de risco de contaminação e rotulagem com informação adequada.
  1. TENDÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE E ÉTICA. Hoje as pessoas em todo mundo estão mais preocupadas com o desiquilíbrio ambiental, de olho nas indústrias e observando o seu trabalho na sociedade, com relação ao equilíbrio ambiental na natureza, estão diversificando seus produtos em buscas de melhorias para o ambiente. Exemplo: embalagens recicláveis quer se decomponha, mas rápido na natureza, nas indústrias de carne na maneira como eles tem tratados os animais desde a criação ao abate, rotulagens com informação ambiental, as cooperativas vêm crescendo com seus produtos naturais até mesmo em espaços urbanos, com suas hortas sem agrotóxicos, e embalagens reciclável em seus produtos.

A gastronomia brasileira foi formada não apenas por seus biomas que oferecem ingredientes marcadamente locais, mas também pela miscigenação de uma série de fluxos humanos – internos e externos – que culminou na criação e adaptação de ingredientes, técnicas e receitas. É impossível pensar em uma gastronomia brasileira única e coesa, tendo em vista todo um conjunto de produtos e rituais de comensalidade regionais. (RT&D | nº 26 | 2016 | GIMENES-MINASSE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (308.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com