TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social

Artigo: Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 9

O monitoramento e a avaliação de programas e projetos sociais passaram a compor o rol de trabalho do assistente social de forma incisiva, dada a implementação de várias políticas públicas, dentre as quais políticas que passaram a garantir direitos à população brasileira. Estamos falando das mudanças ocorridas em:

Respostas: a.

1988

b.

1990

c.

1993

d.

2000

e.

2003

Feedback da resposta: Alternativa: B

Comentário: tais políticas reivindicaram a necessidade do acompanhamento das contas públicas, pois houve, a partir de então, a chamada descentralização dos serviços e políticas públicas para os estados e municípios. Assim, tornou-se necessária a participação da sociedade civil, sobretudo com o advento dos conselhos de direitos a ordenar o planejamento das demandas públicas e seu encaminhamento. Estados e municípios passaram a gerir seus programas, projetos e recursos.

• Pergunta 2

A Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre:

Respostas: a.

O Código de Ética Profissional.

b.

A profissão do assistente social.

c.

Os estágios supervisionados.

d.

A nova matriz curricular do curso de Serviço Social

e.

A LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social).

Feedback da resposta: Alternativa: B

Comentário: dispõe sobre a profissão de assistente social alterada pela Lei 12.317, de 26 de agosto de 2010.

• Pergunta 3

Na medida em que a realidade social é dinâmica e também que o processo para apreendê-la faz-se por sucessivas aproximações, não existe momento no qual se possa dizer que se tenha perfeitamente delineado e delimitado o objeto da intervenção: ele vai se construindo e reconstruindo permanentemente no decorrer de toda a ação planejada, em função de suas relações com o contexto que o produziu, sendo modificado e modificando-o permanentemente (BAPTISTA, 2000, p. 31). Verificamos que o planejamento constitui-se em elemento essencial ao trabalho do assistente social. Ele nos possibilita:

I- Dar materialidade à ação profissional por meio de propostas que visem à coletividade e a almejem.

II- Dar materialidade à ação profissional por meio de ações que se materializam por meio de planos, programas ou projetos, e que frutificam em ações de inclusão social de segmentos, não raro, em situação de vulnerabilidade social.

III- Conduzir estratégias homogêneas a partir de um olhar crítico que constrói e desconstrói a realidade na busca da superação de questões sociais que levem à inclusão social de segmentos em situação de risco e vulnerabilidade social.

IV- A vivificação de possibilidades na construção dos sujeitos sociais que podem protagonizar a edificação de uma nova ordem societária, ou seja, sujeitos dotados de capacidade intelectual crítica, que poderão empreender ações com vistas ao bem comum.

Escolha a alternativa correta:

Respostas: a.

I e II

b.

II e III

c.

III e IV

d.

I, II e III

e.

II e IV

Feedback da resposta: Alternativa: D

Comentário: o planejamento também pode ser definido como um encaminhamento organizado e sistemático, com o objetivo de identificar e escolher o melhor caminho para se alcançar determinada meta. É um momento privilegiado, pois coloca em prática a criatividade humana como forma de otimizar, prever e implementar ações que visem às melhores condições dos sujeitos sociais. Podemos dizer, então, que o planejamento tem em si muitas potencialidades; é um fazer que se renova a cada novo desafio. Nesse aspecto, o assistente social figura como um dos profissionais que tem contida no seu labor a missão de edificar processos que permitam a presença do novo, do criativo e do renovado.

• Pergunta 4

Verificamos que o planejamento constitui-se em elemento essencial ao trabalho do assistente social. Ele nos possibilita:

I . Dar materialidade à ação profissional por meio de propostas que visem à coletividade e a almejem.

II . Dar materialidade à ação profissional por meio de ações que se materializam por meio de planos, programas ou projetos, e que frutificam em ações de inclusão social de segmentos, não raro, em situação de vulnerabilidade social.

III. Conduzir estratégias homogêneas a partir de um olhar crítico que constrói e desconstrói a realidade na busca da superação de questões sociais que levem à inclusão social de segmentos em situação de risco e vulnerabilidade social.

IV. A vivificação de possibilidades na construção dos sujeitos sociais que podem protagonizar a edificação de uma nova ordem societária, ou seja, sujeitos dotados de capacidade intelectual crítica, que poderão empreender ações com vistas ao bem comum.

Escolha a alternativa correta:

Respostas: a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com