TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE TAGUATINGA-FACNET

Curso Serviço Social – 8º Semestre

ATPS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Francisca Adriana da Silva RA: 2315365880

Indiara Rocha do Nascimento RA: 3341553354

Maria Neudivânia de Oliveira RA: 2330434128

Mirian Rodrigues Braz RA: 6577321427 Viviane Fonseca Ferreira RA: 2307351545

Profª. EaD:

Profª. Tutora Presencial: Laura Meireles

Profª. Tutora a Distância: Mariselma Maidana Ferreira

Taguatinga/ DF

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

1 – MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.................................................................................................................4

2- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O GERENCIAMENTO DOS INDICADORES.........................................................................................................6

3 - SOFTWARE BRASIL HOJE................................................................................9

4- PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA................................................10

5- PROJETO SOCIAL...............................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................15

INTRODUÇÃO

A Atps a seguir foi elaborada de acordo com as pesquisas feitas sobre os conceitos e metodologias de avaliação de projetos sociais, incluindo o monitoramento e suas avaliações sobre as políticas públicas, consultando seus critérios e gerenciamentos de indicadores.

Sendo necessário um software para melhor visualização de pesquisas e acessos as análises de informações dos projetos, onde temos pesquisas quantitativas e avaliativas referentes às áreas sociais. Apresentaremos as diferenças existentes nas pesquisas realizadas no projeto social, com isso tivemos um aprendizado e um aprimoramento do nosso trabalho de como se preparar para uma avaliação de políticas públicas e compreendo uma montagem de um projeto social, sabendo que para isso é necessário ter um tema a ser escolhido, um projeto-alvo a ser escolhido e os objetivos para a conclusão do projeto.

1 – MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O processo de avaliação encontra-se presente em todas as etapas do processo de planejamento. A ação planejada deve conter os indicadores por meio dos quais ela será monitorada e avaliada, de forma a possibilitar correções e adaptações no curso do projeto.

As estratégias de ação e os indicadores escolhidos deverão mostrar como os objetivos propostos serão alcançados. Segundo Baptista (2003; 113), é na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar. Para ela, são destacados e reconhecidos elementos fundamentais nesta etapa do planejamento, tais como: a dimensão do futuro; a dimensão da historicidade; a dimensão da contradição, a dimensão do enfrentamento e da reificação.

A discussão que envolve a avaliação das Políticas Sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, devido às evidências dos indicadores que expressam a questão social. Com o quadro da pobreza estampado, exige-se o debate sobre a gestão de benefícios e serviços que devem ser implantados e ou implementados pelas Políticas Sociais, caracterizando um sistema de proteção.

O mundo “civilizado” está em constante transformação e, nele, a sociedade se revê suas práticas se modificam, assim como se modificam as legislações, as convenções e os tratados, desde situações mais específicas até situações mais globais. No Brasil, o marco legal para as grandes mudanças no campo da Política de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, considerada inovadora, moderna que estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania.

Expressões desse reconhecimento se manifestaram na regulamentação do ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Para Baptista, a avaliação está presente dialiticamente em todo o processo do planejamento, pois quando se inicia a ação planejada, também se dá início à avaliação, independentemente de sua formalização em documentos. “Portanto, a avaliação não é o momento final, mas o momento em que o processo ascende a outro patamar, reconstruindo dinamicamente seu objeto, objetivos e procedimentos.”

Portanto, a avaliação não pode ser entendida enquanto mero instrumento comparativo entre objetivos propostos e objetivos alcançados, mas como um processo avaliativo, capaz de contextualizar a atividade desde o seu processo de formulação e implementação, e também capaz de oferecer elementos de aperfeiçoamento sistemático.

Há que se destacar, que existem outros conceitos de como deve ser entendido o monitoramento, diferentemente de avaliação. “O monitoramento, embora se relacione com a avaliação, é uma atividade gerencial que visa o controle de entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com