TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social

Monografias: Monitoramento E Avaliação Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Andréa Vedana RA: 332310

Cristiane Ap. Delavalentina de OliveiraRA: 290952

Daniely Bonfim SantanaRA: 286012

Isaura Lopes FranciscoRA: 290958

Monica de Assis Wruck DiasRA:290966

NOVA ANDRADINA – MS

2014

INTRODUÇÃO

Atualmente as políticas públicas e o cenário brasileiro chamado o mundo “civilizado” vem passando por várias transformações onde estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da Avaliação no Serviço Social, assim como a elaboração de um plano, conforme orienta o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, ECA e da LOAS.

Um dos instrumentos de avaliação é o monitoramento dos serviços socioassistenciaiscomo forma de avaliar o atendimentoaos usuários. Dessa forma, o processo de avaliação encontra-se presente em todas asetapas do processo de planejamento. A ação planejada deve conter os indicadores por meio dos quais ela será monitorada e avaliada constantemente, de forma a possibilitar correções e adaptações no curso do projeto.

As estratégias de ação e os indicadores escolhidos deverão mostrar como os objetivos propostos serão alcançados. Para Batista (2003; 113), é na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar. Para ela, são destacados e reconhecidos elementos fundamentais nesta etapa do planejamento, tais como: a dimensão do futuro; a dimensão da historicidade; a dimensão da contradição, a dimensão do enfrentamento e da reificação.

Defesa Sociassistencial: garantia aos usuários do acesso ao conhecimento dos direitos socioassistênciais e sua defesa através de atendimento de qualidade digno e respeitoso; divulgação das informações; redução da espera (respeito ao tempo); ruptura com ideias tutelares, visando à conquista de condições de autonomia e de acesso a oportunidades e capacitação.

Proteção Social: a proteção social da Assistência Social consiste no conjunto de ações, atenções, benefícios e auxílios, ofertados pelo SUAS, para redução e prevenção do impacto das necessidades sociais e naturais ao ciclo da vida, e a preservação da dignidade humana e da família, como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.

Vigilância Social: refere-se à produção, àsistematização de informações, a indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos da vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); pessoas com redução da capacidade pessoal, com deficiência ou em abandono; crianças e adultos, vítimas de formas de exploração, de violência e de ameaças; vítimas de preconceito por etnia, gênero ou outros estigmas; vítimas de apartação social que lhes impossibilite a autonomia e a integridade, fragilizando, ainda mais, sua existência. Indica os meios necessários à execução desta política, definindo também seus eixos estruturantes: MatricialidadeSóciofamiliar, Descentralização Político-Administrativa e Territorialização, Novas Bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil, Financiamento, Controle Social: o desafio da participação popular/cidadão usuário, Política de Recursos Humanos, A informação, o Monitoramento e a Avaliação. Para possibilitar a eficiência, eficácia e efetividade.

Para isso, o processo deve ser coletivo, transparente, ter acompanhamento, ter informação, além da realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, a fim de contribuir para a gestão desta política.

DESENVOLVIMENTO

Avaliação é julgar a importância de uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam. Avaliar, então, não significa apenasmedir,mas articulação e adesão de um conjunto heterogêneo de atores sociais (Estado, sociedade civil, iniciativa privada e a própria comunidade beneficiaria). A avaliaçãotemopapeldeanalisarcriticamenteoandamento do serviço/projeto, segundo seus objetivos, tendo por base as informações produzidas pelo monitoramento.

Monitoramento diz respeito à observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades, do uso dos recursos e da produção de resultados, comparando-os com o planejamento inicial. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análise .

Por meio do IRSAS, o cadastro de todas as pessoas atendidas pela rede de serviços pode ser compartilhado tornando, dessa maneira, possível se obter um cadastro atualizado e completo, com diversas informações de diferentes tipos de serviços assistenciais. À manutenção descentralizada, realizada em especial pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, junto a entidades socioassistenciais conveniadas, significou um grande avanço para a Política de Assistência Social. Com essas parcerias, os gestores desta política tiveram a oportunidade de abandonar a utilização de planilhas físicas no acompanhamento e administração dos benefícios e passaram a utilizar o registro de ocorrências para realizar todo o gerenciamento, acrescentando mais eficiência e transparência ao processo.

A informação do cadastro é dividida por categorias, tais como: dadospessoais; dados do responsável; filiação; documentos pessoais; escolaridade e escola; situação ocupacional e renda familiar; dados para contato; unidade básica de saúde na qual a família é atendida; localização; composição familiar; ocorrências (procedimentos técnicos realizados); e avaliação de vulnerabilidade. Possibilitando a extração de relatórios tais como:

• Relatórios quantitativos de atendimentos, encaminhamentos e benefícios fornecidos pela rede em um determinado período;

• Perfil da população atendida com base territorial;

• Obtenção do índice de vulnerabilidade das pessoas da cidade, de uma região, ou de um determinado bairro;

• Perfil dos beneficiários de um determinado programa social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com