TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento E Avaliação Em Seviço Social

Monografias: Monitoramento E Avaliação Em Seviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 17

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Profa. Maria Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora Presencial: Rosilene Aparecida Lopes de Carvalho

Pólo 7284: Americana-SP

Alunas:

Agda Cristina Demarchi RA: 328233 agda_cd@hotmail.com

Ana Maria de Souza Oliveira RA: 301866 ana_jfmg@yahoo.com.br

Maria Alexandra Vieira Alexandrino RA: 285775 maria_alexandras2@hotmail.com

Samira Ventura Meneguello RA: 285782 samira.vm@hotmail.com

Silvanira Pereira Sampaio RA: 333781 silvaniraps@hotmail.com

AMERICANA – SP

2014

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Projeto Social apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina do Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP.

AMERICANA - SP

2014

SUMÁRIO

1-Fases do Monitoramento e da Avaliação das Políticas Sociais........................................................................................................4

2-Projeto de Pesquisa......................................................................................6

3-Critérios de avaliação desenvolvidos nos projetos sociais........................10

4 - Mapa Conceitual........................................................................................11

5 - Gerenciamento dos indicadores................................................................12

6 - Software Brasil Hoje..................................................................................13

7 - Indicadores das Políticas Públicas...........................................................14

8 - Diferença entre os dois métodos de pesquisa: Quantitativa e Qualitativa.......................................................................................................15

9 - Referências.................................................................................................17

1 - Fases do Monitoramento e da Avaliação das Políticas Sociais.

O processo de avaliação está presente em todas as etapas de um planejamento. A ação planejada deve ser monitorada e avaliada para que possibilite correções durante o projeto. As estratégias de ação e os indicadores é que irão mostrar como os objetivos propostos deverão ser alcançados.

Segundo Baptista (2003; 113), é na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar. Para ela, são destacados e reconhecidos elementos fundamentais nesta etapa do planejamento, tais como: a dimensão do futuro; a dimensão da historicidade; a dimensão da contradição; a dimensão do enfrentamento e da retificação.

No Brasil, o marco legal para as grandes mudanças no campo da política de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, que estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania. Ocorreram à regulamentação da ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, e que define os serviços sócio assistencial, assim como as três funções da Política de Assistência Social:

Defesa sócio assistencial, Proteção Social, Vigilância Social.

Para que o SUAS tivesse garantido a sua implantação e o seu fortalecimento necessitou um sistema de monitoramento e avaliação para medir a sua eficiência, eficácia e efetividade e esse processo precisou ser transparente, ser acompanhado, ter informações, além de estudos, pesquisas e diagnósticos para contribuir com a gestão desta política.

Avaliação é considerar a importância de uma ação, não significa apenas medir, mas tem o papel de fazer uma análise critica sobre o andamento do projeto de acordo com os seus objetivos usando como base as informações que se busca no monitoramento. O monitoramento é a observação regular e rotineira das atividades, do uso dos recursos e da produção de resultados, para comparar com o planejamento inicial produzindo informações e dados confiáveis para evitar eventuais desvios, assim como, às decisões da revisão do plano.

O sistema de monitoramento e avaliação deve conter informações necessárias para poder impedir que fatores institucionais e processuais atrapalhem o desempenho das políticas e dos programas sociais. A avaliação não é somente uma verificação das estatísticas focando sua ação no imediatismo, mas sim um compromisso com a transformação e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através de programas e serviços públicos.

Os programas sociais, no seu processo de execução e avaliação, exigem negociação, clareza e compromisso de um conjunto de atores sociais (estado, sociedade civil, iniciativa privada e a própria comunidade beneficiária).

Para se alcançar a efetividade é necessária que a avaliação tenha três aspectos fundamentais que são: o primeiro está relacionado com o cenário histórico-social, o segundo pondera o papel social da própria avaliação, e ligado a ambos, o terceiro se refere à busca do conhecimento para uma melhor qualidade de vida. Numa avaliação de impacto, portanto os três aspectos se relacionam buscando o conhecimento da efetividade de programas e projetos, sem comprometê-los.

Precisamos ter a clareza de que informação, avaliação e monitoramento caminham juntos, buscando uma melhor compreensão das políticas e projetos sociais. A Política de Assistência Social vem demonstrando, cada vez mais, sua importância e a necessidade de sua ampliação.

O desafio ainda é grande, devendo demonstrar de forma quantitativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com