TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento do crescimento físico

Tese: Monitoramento do crescimento físico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Tese  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é “crescer” e “desenvolver-se”, fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor simultâneos e condicionados à maior ou à menor ração com indicadores do ambiente.

Por definição, crescimento corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas nas dimensões do corpo inteiro ou de partes e segmentos específicos, em relação ao fator tempo, do nascimento à idade adulta. Em contrapartida, o desenvolvimento caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções.

Desse modo, o crescimento refere-se essencialmente às transformações quantitativas, enquanto o desenvolvimento engloba simultaneamente tanto as transformações quantitativas quanto as qualitativas.

Os profissionais de Educação Física e de Esporte se encontram em posição privilegiada para a função, à vista de seu significativo envolvimento com aspectos educacionais e de promoção da saúde na população jovem.

Monitoração do crescimento físico

A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. Caracteriza-se como metodologia originalmente desenvolvida por antropologistas físicos; hoje, no entanto, vem sendo utilizada e aprimorada também por profissionais vinculados a várias outras áreas. Tecnicamente, as medidas antropométricas devem ser realizadas com as medidas antropométricas devem ser realizadas com te padronizados e preferencialmente determinados nos limites de erros de medidas conhecidos.

O crescimento físico relacionado ao tamanho corporal também pode ser analisado com indicadores da largura do corpo. Trata-se, nesse caso, de medidas realizadas no plano perpendicular ao eixo longitudinal. Diâmetros biacromiais e bicrista-ilíacos são as medidas antropométricas mais empregadas para esse fim por antropométricas mais empregadas para esse fim por refletirem alterações internas muito complexas na arquitetura da região dos ombros e dos quadris.

Outro grupo de medidas antropométricas com características biológicas bem diferentes das anteriores são aquelas relacionadas aos perímetros. Com exceção do perímetro cefálico, comumente utilizado no acompanhamento do desenvolvimento das estruturas cerebrais em crianças nos primeiros meses de vida, as demais medidas de perímetros devem ser empregadas com alguma cautela em razão de incluírem participação simultânea de dimensões associadas tanto ao tecido ósseo como muscular, circundada por camada de gordura subcutânea.

A principal medida do crescimento físico com base na massa corporal é, naturalmente, o peso corporal. No entanto, precauções devem ser tomadas quando da interpretação de seus valores tendo em vista que, diferentemente das demais medidas antropométricas consideradas, as dimensões do peso corporal são resultantes da participação de diferentes constituintes corporais como ossos, músculos, gorduras e tecidos residuais.

Análise das medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com