TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Análise De Desempenho

Ensaios: Monografia Análise De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização do tema

De acordo com Chiavenato, (2009), a avaliação de desempenho existe há muito tempo, desde a Idade Média, onde os jesuítas eram avaliados quanto ao seu potencial de pregar a religião para todos através das suas viagens de navio. Outro momento importante foi quando o Serviço Público dos Estados Unidos implantou um sistema anual de análise de desempenho, mas foi com a Escola da Administração Científica que esse tipo de avaliação tomou impulso, a partir do século XX. Mais tarde, a Escola das Relações Humanas trouxe uma nova forma de abordar esse tema, passando a focar nas pessoas e deixando de lado a preocupação com as máquinas que existia no século XX.

A avaliação de desempenho se define como: “um mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.” (LOTTA, 2002, p. 03).

Chiavenato (2009, p.247), define avaliação de desempenho como: “uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro”.

A avaliação de desempenho nas organizações é realizada tanto de modo formal como informal, pois as pessoas sempre estão sendo avaliadas de alguma maneira. A partir dessa avaliação é possível localizar os problemas e buscar maneiras para solucioná-los.

Para que essa avaliação seja feita da melhor maneira possível é interessante saber os seus objetivos além do óbvio que é avaliar se a pessoa está ou não fazendo seu trabalho da maneira correta. Esse tipo de avaliação serve tanto para as organizações quanto para os seus colaboradores.

Bohlander (2003) dá alguns exemplos de objetivos claros, como de dar chance ao funcionário de discutir sobre o seu desempenho com o seu supervisor, permite ao supervisor lhe passar informações sobre tipos de aprimoramento necessários, permite ter uma base para promoção e fornece meios de saber identificar os pontos fortes e fracos dos funcionários.

De acordo com Pontes (2002), avaliação de desempenho é o processo pelo qual as organizações avaliam o desempenho do empregado no cargo, as avaliações ampliam a base de informação do departamento de pessoal, este conhecimento, conforme pode melhorar as decisões de pessoal e a retro informação que os empregados têm sobre seu desempenho.

Para Abbad (1994) os esforços dos pesquisadores em aperfeiçoar os instrumentos de avaliação, visando a eliminação de erros não têm ajudado a reduzir as falhas do sistema de avaliação de desempenho. “Tais falhas têm contribuído possivelmente para aumentar a lacuna existente entre os produtos das pesquisas psicológicas e a sua aplicação em ambientes organizacionais”. (ABBAD, 1994, p. 356).

A avaliação de desempenho é o método mais utilizado na grande maioria das organizações, propondo uma revisão de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa melhor atender de maneira inovadora às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade.

1.2 Problemática

De acordo com Chiavenato (2002), a área de Recursos Humanos tem como objetivos planejar, coordenar, dirigir e controlar com muita precisão técnicas que serão capazes de promover a motivação, a satisfação e um desempenho de qualidade do pessoal para que assim possam contribuir eficazmente para a realização dos objetivos individuais e organizacionais. Em contrapartida, a organização é o meio através do qual as pessoas podem desenvolver seus potenciais de desempenho com eficiência e eficácia.

“As Organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.” (CHIAVENATO, 1999, p. 05). Em todos os órgãos e departamentos de uma organização e sob chefias diversas existem pessoas subordinadas a regras e missões, por isso, o maior desafio da área de recursos humanos é saber se ela está desenvolvendo um bom trabalho ou não, pois os padrões de desempenho são muito complexos e diferenciados.

Neste sentido, faz-se necessário a avaliação de desempenho. A avaliação se define como: “um mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.” (LOTTA, 2002, p. 03).

Bohalader e Snell (2009) define avaliação de desempenho como “um processo que geralmente é realizado anualmente por um supervisor, em relação ao subordinado, e que é projetado para ajudar os empregados a entender suas funções, seus objetivos, sua expectativa e o sucesso de seu desempenho”. (BOHALADER e SNELL, 2009, p.298).

Vilas Boas (2009) ressalta a importância da valorização das pessoas para o desempenho das organizações, pois essas são vistas como um diferencial. A avaliação de desempenho é considerada uma ótima ferramenta para poder julgar o comportamento dos colaboradores, possibilitando a eles uma posição de como estão se saindo na execução de suas tarefas, na obtenção das metas e resultados.

Diante do exposto e visando uma maior compreensão, o presente trabalho buscará responder o seguinte problema de pesquisa: Como se encontra o processo de avaliação de desempenho do Sindicato dos Produtores Rurais de Guanhães?

Para entender um pouco melhor, sindicato é uma instituição que representa uma categoria específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com