TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia De Hotelaria

Artigo: Monografia De Hotelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

A alimentação é reconhecida pela sua função vital para a sobrevivência e como condição essencial para a promoção, manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos. Segundo alguns, o conceito de nutrição é “a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças” ou ainda “uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios ligados à alimentação e à nutrição humana, bem como visa à manutenção da saúde através de uma alimentação completa e adequada. Tem por objeto de estudo os alimentos e nutrientes e suas interações entre si, com outras substancias não alimentares (como por exemplo, medicamentos) e com o organismo humano e todas as suas possíveis implicações orgânicas e psíquicas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a saúde através da utilização correta da alimentação.”. E, segundo a nutricionista Renata Nascimento, é a ciência que engloba todo o processo de alimentação, onde o alimento é a forma como o organismo adquiri os nutrientes necessários.

Para um entendimento mais abrangente, nos foi explicado sobre as Leis da Alimentação. A primeira diz respeito a Quantidade, onde cada indivíduo tem a sua quantidade de energia (calorias) que devem ser consumidas diariamente, essa quantidade não deve ser ultrapassada. Os excessos devem ser evitados, priorizando sempre a ingestão da quantidade necessária de nutrientes para o perfeito funcionamento do seu organismo. A segunda à Qualidade, na qual deve-se observar não apenas a quantidade necessária, como também a necessidade do organismo por cada nutriente.O princípio dessa lei é alimentar-se com qualidade, suprindo as necessidades de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais diárias. A Harmonia é a terceira Lei, onde a proporção deve ser levada em conta,distribuindo de forma harmônica os nutrientes, ingerindo todos os grupos de alimentos. É preciso somar todos os alimentos de maneira que possa existir um equilíbrio entre eles para suprir as necessidades nutricionais. E a quarta Lei, a Adequação, onde o profissional deverá estar atento ao estilo de vida de cada indivíduo, para assim melhor atender as suas necessidades nutricionais. Logo,adieta deve ser individual. A alimentação deve estar adequada a condição fisiológica e a fase da vida. Por exemplo, as necessidades nutricionais de uma gestante são diferentes de uma criança.

Chega-se assim a conclusão de que essas leis são complementares, que não devem atuar separadamente e que a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e a quem se destina.

Há também que se levar em consideração as atuações dos alimentos e analisar as diferentes dimensões da alimentação hospitalar. Os alimentos não só agem como veículos de nutrientes, eles também atuam satisfazendo a necessidade nutricional pelo ato de comer, socializando os indivíduos a partir do momento em que age como integrador social, dando estímulo psicológico, físico e emocional aos pacientes.Portanto, o comer no hospital pode ser compreendido a partir de outras dimensões, pois a sequência do comer não se restringe ao ato que vai da recepção do alimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com