TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia- Dtha

Pesquisas Acadêmicas: Monografia- Dtha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  9.378 Palavras (38 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 38

0[Digite o título do documento]

[Digite o subtítulo do documento]

[Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo é um apanhado geral do conteúdo do documento. Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo é um apanhado geral do conteúdo do documento.]

MONOGRAFIA- TDAH- HIPERATIVIDADE - RASCUNHO

TRANSTORNO DE DEFÍCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- TDAH

/ MS - 2013

TRANSTORNO DE DEFÍCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- TDAH

Monografia apresentada à Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial.

Orientadora: Profª.

DEDICATÓRIA

Aos nossos familiares que, estão ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas e pela a compreensão nos meus momentos de stress provocada pelo o dia–a-dia.

Aos nossos alunos, muitos com sérios problemas de impulsividade e atenção que nos fizeram entender melhor os comportamentos agitados de crianças, dando-nos oportunidade de comparar seus comportamentos com as características de uma criança com TDAH.

AGRADECIMENTOS

A Deus acima de tudo, que nos momentos difíceis de nossa existência nos ajuda a superar as dificuldades da vida, fazendo-nos acreditar que vale a pena viver, sonhar e ter esperança.

À professora ________________________________, pela sua capacidade como orientadora, dando-me apoio, compreensão, nas minhas dificuldades, transformando a tarefa de elaboração desse trabalho numa caminhada de prazer.

A todos os professores do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica que foram capazes de repassar conhecimentos, favorecendo a minha aprendizagem e a certeza de que fiz uma ótima escolha ao iniciar essa especialização a qual, me apaixonei.

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.

Paulo Freire

RESUMO

Este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico, propõe-se a informar de maneira clara e abrangente o que é a hiperatividade, suas causas e tratamento. Relata também os problemas sofridos pelo portador do distúrbio em seu relacionamento familiar e na escola e no convívio social. Com medicamentos, aliado a um acompanhamento médico, psicológico e psicopedagógico, amor, tolerância e disciplina serão capazes de amenizar o TDAH com hiperatividade. A criança com TDAH, em sala de aula, exige atenção por parte do professor e é necessário que este esteja preparado para saber contornar e posicionar o aluno em sala de aula e é de grande importância a cumplicidade da escola com a família para juntos ajudarem a criança. Os pais, juntamente com a criança, devem procurar ajuda de um profissional competente e especializado em TDAH, pois ele é capaz de elaborar um diagnóstico e daí orientá-los a fim de tornar possível a tolerância, a convivência familiar, não deixando que o problema tome uma dimensão sem controle levando a família a um descontrole emocional. Ressaltamos também no decorrer deste estudo o cuidado com o diagnóstico para que não seja equivocado e venha a rotular a criança ou que sejam administradas medicações sem necessidade. Por fim, sugerimos como se fazer um diagnóstico psicopedagógico com intuito de amenizar os problemas de aprendizagem tão comum no indivíduo portador do distúrbio.

Palavra- Chave: Hiperatividade, Aprendizagem, família e Escola

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DEFINIÇÃO E HISTÓRICO

3. CARACTERÍSTICAS DA HIPERATIVIDADE

3.1. Causas da Hiperatividade

3.2 Acidente Cerebral

Retardo de Maturação

3.4 hereditariedade

3.5 Quadro Clínico

4. DIAGNÓSTICO

4.1 Tratamento

5. O CONTEXTO FAMILIAR DA CRIANÇA COM TDAH

5.1 A Família Convivendo com o Diagnóstico

5.2 A Interação da Criança com TDAH com suas Mães

5.3 A Interação da Criança com seus Pais

5.4 A Interação da Criança com seus Irmãos

5.5 Recomendações aos Pais da Criança com TDAH

6. O CONTEXTO ESCOLAR EA CRIANÇA COM TDAH

6.1 A Sala de Aula e a Criança com TDAH

6.2 Sugestões para Intervenção do Professor

6.3 A Aprendizagem e o Brincar de Crianças com TDAH

7. PSICOPEDAGOGIA E A CRIANÇA COM TDAH

1 Breve Histórico da Psicopedagogia

7.2 Reflexão Psicopedagógica sobre a criança com TDAH

7.3 Proposta de Diagnóstico Psicopedagógico

8. CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com