TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Lei Seca

Trabalho Escolar: Monografia Lei Seca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

5.1 GESTÃO DE PESSOAS

Uma organização existe quando duas ou mais pessoas se agrupam, utilizam desses recursos e desenvolvem atividades, buscando o alcance dos objetivos e resultados, visando conseguir com eficácia o seu propósito.

Um RH bem planejado desloca toda importância da empresa para seus colaboradores, e quando isso acontece o retorno é imediato, porque o colaborado trabalha pelo bem incondicional da empresa. O RH é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano. (CHIAVENATO, 2003)

A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização, onde o talento humano é visto como fator competitivo no mercado. As empresas estão percebendo que apenas podem crescer prosperar e manter sua continuidade valorizando seus empregados.

E quando as organizações estão voltadas para os funcionários a sua filosofia e cultura organizacional passam a refletir essa idéia. As pessoas devem ser tratadas com, o seres humanos, tem sua própria personalidade, tem sua história e partícula, tem habilidade e competência, Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização (CHIAVENATO, 2003).

A gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos com a finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

5.2 GESTÃO DE PESSOAS - A principal ferramenta para o sucesso

No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

Ao estabelecer um modelo de gestão por competências, faz-se necessário adotar algumas atitudes básicas relacionadas as ações gerenciais:

1. Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.

2. Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.

3. Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã.

Esse conjunto de atitudes, são as principais ferramentas de que a empresa precisa, de pessoas que tenham o determinado perfil, para desenvolver determinada função, e que essas pessoas tenham o devido reconhecimento, e lhe seja oferecidas oportunidades para seu crescimento dentro da empresa.

5.3 Processos de gestão de pessoas

Para que a área de recursos humanos coloque em vigor o plano de gestão de pessoas é necessário que os profissionais tenham uma visão ampla para enxergar os alinhamentos dos processos organizacionais e culturais.

O maior desafio na gestão de pessoas é envolver, comprometer e atrair pessoas talentosas mantendo a competitividade da empresa. (DUTRA, 2002)

Os processos para a gestão de pessoas são:

• Processo de planejar pessoas - São processos utilizados na identificação das competências necessárias para obtenção do objetivo e a forma de gerenciar para alcançar os resultados.

• Processo de agregar as pessoas - São processos utilizados para recrutar e selecionar os recursos humanos.

• Processos de alocar pessoas - São processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar.

• Processos de recompensar pessoas - Utilizados para incentivar as pessoas, satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas, incluindo, recompensa, remuneração e benefícios sociais.

• Processos de desenvolver pessoas - Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas como treinamento e gestão do conhecimento e de competências.

• Processos de manter as pessoas – São processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.

• Processos para monitorar pessoas- São os processos utilizados para acompanhar e controlar os resultados das atividades exercidas pelas pessoas e participação das pessoas para o alcance dos objetivos.

Esses processos garantem um melhor rendimento do colaborador na empresa e como o grande desafio das empresas é administrar bem o recursos humanos, porque são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados.

5.4- PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES.

O mundo hoje onde atua as organizações, vem colocando inúmeros desafios para o trabalho que cada um desenvolve , compreender o todo implica considerar todos os aspectos da realidade que se trabalha, tem a questão de volume de informações nos mais variados campos, esses fatores faz com que haja novas definições nos papeis das pessoas dentro da organização

VERGARA, (2005) diz que as pessoas têm um papel muito importante dentro das organizações, primeiro porque é no interior da empresa que passamos a maior parte de nossas vidas e segundo porque as empresas não conseguiram realizar nenhum de seus objetivos sem as pessoas.

É preciso pessoas para definir uma visão e missão, fazer planejamentos, definir propósitos, realizar esforços. Ultimamente tem-se dado muita ênfase na Administração dos recursos humanos, por ser uma área que tem sofrido grandes transformações e mudanças significativas nos últimos anos.

Existe uma mudança voltada para usar as pessoas como um diferencial nas empresas, e esta mudança não ocorreu de forma natural, foram diversos acontecimentos que forçaram esta mudança, levando as empresas a acordar para a sua maneira de tratar seus recursos humanos, depois de reconhecerem que esta nestes recursos a questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com