TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Mitiko

Trabalho Escolar: Monografia Mitiko. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhembi Morumbi

Camila Aparecida Pereira de Souza, Joyce Larissa Santarelli, Julia Fonseca, Marcela Almeida, Mayara Castelo e Karem Yamanaka.

Documentação Técnica na Moda - Desenvolvimento de Produto

Monografia apresentada à Universidade Anhembi Morumbi para desenvolvimento de uniforme gastronomico.

Professora: Mitiko Medeiros

São Paulo

2014

Agradecimentos

Agradecemos a professora Mitiko Medeiros pela paciência na orientação e incentivo que tornou possível a conclusão desta monografia e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte.

Resumo

Esta monografia apresenta um breve estudo sobre as necessidades de um chefe de cozinha. O tema principal abordado será a insatisfação gerada pelo uniforme. Aqui será apresentada a solução pensada na insatisfação gerada pelo uniforme usado pelo profissional, sempre pensando no seu local de trabalho e nas condições que ele oferece. Por fim, serão discutidas a soluções que podem ser feitas no uniforme do chefe de cozinha para deixar o seu vestuário mais confortável e agradável.

Sumário

Metodologia

Nossa pesquisa foi documental, estudamos o caso e fizemos uma pesquisa de campo.

Neste trabalho foi desenvolvido um tipo de pesquisa: teórica.

Nosso objeto de estudo visou compreender as necessidades de um cozinheiro. Por sua vez, nos aprofundamos nas questões de insatisfação geradas pelo uniforme já usado.

1- Projeto

Este projeto buscou compreender as necessidades de um cozinheiro, o foco foi na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nos aprofundamos nas questões de insatisfação no uniforme já existente, não deixando que esse fator atrapalhe o desempenho dos profissionais e das organizações.

Buscamos procedimentos técnicos na elaboração de uniformes unissex, utilizando tecidos tecnológicos. Para isso coletamos informações sobre tecidos, tramas, beneficiamentos, tipos de tecidos tecnológicos disponíveis, seguindo uma análise feita com um cozinheiro para identificar os requisitos do público alvo, para a elaboração deste novo produto.

A cozinha de um restaurante pode chegar a 50c, é nesse momento onde surge um desconforto por uso da Domã e mais uma camiseta. "Quanto mais fino, mais leve o tecido e maior possibilidade de ventilação de ar, melhor!" - Frase do cozinheiro, Gabriel Penque Tsukamoto em nossa entrevista.

Após feita a análise proposta acima, com as necessidade do cozinheiro já identificadas, elaboramos um esboço possibilitando melhoras, com um tecido menos pesado e quente.

A sugestão para Ventilação na peça é aplicar redinhas ou telas nas auxilas, costas e laterais.

2- Uniforme Gastronômico

Os uniformes gastronômicos surgiram muito antes do que imaginamos, inventados pelos monges e franceses que perceberam a necessidade de manter uma organização na cozinha e manter o zelo ao preparar as refeições.

Porém a modernização da vestimenta veio através do chefe de cozinha, também francês Marie Antoine, que tornou as peças mais funcionais. Já o chefe August Escoffier teve o papel de enfatizar a importância do uso, pois na época a boa apresentação era de grande importância entre os restaurantes.

O uniforme de um chefe e seus auxiliares é composto pelo dólmã (camisa), touque blanque (chapéu), calça e avental.

3- Etapas

3.1 -Tecidos e Aviamentos:

Dólmã:

Tecido: Brim

Composição: 100% algodão

Largura: 1,60m

Peso m²: 143g

Peso metro linear: 310g

Fabricante: Malha Tex

Etiqueta:

Fabricante: Helvita

Tipo: bordado

Composição: 100% algodão

Calça:

Tecido: Brim

Composição: 100% algodão

Largura: 1,60m

Peso m²: 143g

Peso metro linear: 310g

Fabricante: Malha Tex

Zíper:

Etiqueta:

Fabricante: Helvita

Tipo: bordado

Composição: 100% algodão

Elástico:

Referência: 2040

Medida: 40 mm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com