TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Secretariado

Exames: Monografia Secretariado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 16

1- INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta as atividades secretariais desenvolvidas no departamento do protocolo da empresa CELG, situada na rua 2 QD.A-37 s/nº no Setor Jardim Goiás. Empresa distribuidora de energia, criada em 1955, possui uma gestão participativa que busca promover a satisfação e motivação dos seus colaboradores, que em contrapartida agregam valores intelectuais, técnicos e morais, para o crescimento da eficiência e eficácia operacional. Observou-se durante o estagio que a empresa apresenta-se comprometida em manter seus valores éticos, através do respeito mutuo entre sociedade, colaboradores.

Diante de tais competências na busca da excelência na prestação de serviços a CELG, prioriza a segurança no manuseio de seus documentos. Portanto esse relatório apresenta em detalhes as atividades rotineiras do departamento do Protocolo.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar as atividades rotineiras exercidas pelo profissional de secretariado no departamento de Protocolo da CELG.

2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

1. Analisar a gestão administrativa da CELG com base nos valores estabelecidos pela mesma.

2. Analisar as formas de arquivamento e manuseios de documentos.

3. Analisar e verificar a Gestão Secretarial do departamento do Protocolo.

4. Verificar as atribuições do manual da secretaria (elaborado pela CELG) em paralelo com a lei 7.377/85.

3. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema do relatório foi com base nas observações realizadas por meio de observação da importancia do profissional de secretariado para o departamento de Protocolo. As atribuiçoes desse profissional são vitais para as empresas, em especial para esse departamento.

4. HISTÓRICO DA EMPRESA

A CELG Distribuição comercializa mais de 700 GWh mensalmente e seu faturamento bruto anual está na ordem dos R$ 3,5 bilhões. A CELG Distribuição S.A. é uma subsidiária integral da CELG Participações S.A. – CELGPAR, constituída para atender à Lei 10.848 de 15 de março de 2004 no que concerne a reestruturação societária das empresas de energia elétrica, cujo processo foi aprovado pelas Resoluções Autorizativas da ANEEL de números 643/2006 e 773/2006.

A CELGPAR é uma Sociedade de Economia Mista e de capital autorizado cujos acionistas são o Estado de Goiás que possui 99,68% do capital, Eletrobrás, Municípios e investidores privados.

A origem da CELG Distribuição foi a Centrais Elétricas de Goiás S.A., criada em 19 de agosto de1955 pela Lei Estadual Nº 1087 e autorizada a funcionar a partir de 13 de março de 1956 por meio do Decreto Federal Nº 38.868, como concessionária de serviços públicos de eletricidade, atuando como geradora transmissora e distribuidora de energia elétrica, tendo para tal incorporado as pequenas centrais e as redes de distribuição pertencentes às Companhias Municipais. Em 1955, logo após sua criação, teve início a construção da UHE Rochedo para atender Goiânia e localidades do Sul do Estado, tendo sua entrada em operação ocorrida em 1956 com potência de 4 MW.

Além da missão de eletrificar o Estado de Goiás, coube à CELG a responsabilidade de construir a geradora que viria suprir a Capital Federal em início de implantação; assim, ainda em 1956 foi deflagrado o projeto da UHE Cachoeira Dourada cuja motorização ocorreu em 1959 com 32 MW de potência instalada.

4.1 MISSÃO:

Segundo Peter Drucker; (2003) a empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.

Missão da CELG:

Prover soluções e serviços com sustentabilidade nas áreas de energia e telecomunicações buscando a satisfação de seus clientes, acionistas e colaboradores.

A empresa apresenta uma adequação a sua missão, diante de suas atividades desenvolvidas na prestação de serviço versus sustentabilidade.

4.2 VISÃO:

Segundo Chiavenato a visão organizacional reflete os ideais dos seus líderes. Tem um papel essencialmente motivador e fonte de inspiração para os membros da organização. Consiste num conjunto de intenções e aspirações para o futuro sem especificar como devem ser atingidas. A explicitação da visão dá geralmente origem à missão da empresa. Esta é uma declaração escrita que traduz os ideais e orientações globais da empresa.

Visão da CELG:

Ser reconhecida pela excelência em seus negócios observando os princípios de governança e sustentabilidade.

A visão da empresa é algo já alcançado, mas além de ser reconhecida ela deve se manter dentro dos padrões de excelência em negócios.

4.3 VALORES:

Atualmente, numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores, que procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizações, assumem uma particular importância (VERGARA, 2004).

Valores da Celg

a) Satisfação dos clientes, acionistas, colaboradores e fornecedores;

b) A energia é um bem essencial à sociedade;

c) Remuneração justa do capital, com ética e responsabilidade social;

d) Trabalhar com saúde, segurança e respeito ao meio ambiente.

5. TIPO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

A gestão administrativa busca estabelecer a uniformidade de comportamentos gerenciais. A CELG estabeleceu formas de controles de processos através de programas de capacitação e incentivos, para a manutenção e formulação de negócios confiáveis e ágeis.

5.1 GESTÃO PARTICIPATIVA

Segundo Maranaldo (1989, p. 60),

Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com