TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia e artigo científico

Por:   •  1/9/2015  •  Monografia  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Monografia.

Introdução

Com base no tema descrito, iremos saber as diferenças entre monografia e artigo científico. A Monografia é um trabalho cientifico que se caracteriza pela especificação do assunto e/ou problema. Já o artigo científico é um trabalho monográfico apresentado de forma sintética e objetiva, que simplesmente é a concisão de linguagem a ser utilizada.

Funções e características da monografia.

Bom base nas pesquisas, a monografia é um trabalho escrito sobre os resultados de uma pesquisa focalizada em um tema único, uma delimitação de campo ou um recorte de uma realidade. Além disso, a monografia deve seguir um formato e uma estrutura lógica apresentando dados sobre a hipótese criada, a metodologia desenvolvida e os resultados da pesquisa. Toda pesquisa monográfica deve conter um resumo como um dos primeiros elementos formadores da mesma. A função deste elemento é oferecer a qualquer leitor um panorama básico e resumido do que encontrará no corpo do texto assim como um breve resumo das conclusões mais importantes. Este elemento serve para abrir o tema e oferecer elementos básicos ao leitor para que este compreenda melhor a monografia. Toda introdução de um texto monográfico contém os fundamentos da pesquisa, os objetivos envolvidos, as hipóteses levantadas e a metodologia.

Funções e características do artigo monográfico.

De acordo com as persquisas, o artigo científico se refere a um trabalho monográfico apresentado de forma sintética e objetiva e pode ser resultado de uma pesquisa independente ou um desenvolvimento acadêmico. O artigo é separado em acadêmico e não acadêmico. No formato acadêmico deve obedecer aos critérios de pesquisa para sua elaboração e apresentação. Não sendo acadêmico pode ser uma publicação destinada a órgãos ou revistas especializados em determinado assunto. Pode ser, por exemplo, o resultado de uma pesquisa independente. Sua principal caraterística é que deve conter alguma novidade. Não tem que ser algo espetacular, senão somente algo que não seja descrito antes.

Conclusão:

Com base nas pesquisas concluimos que, um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais, mas este não é o papel do Artigo. Ao chegar ao final do curso de graduação o estudante deve decidir o tema do seu trabalho de conclusão de curso e como vai desenvolvê-lo, se em forma de monografia ou artigo científico. Os trabalhos monográficos se dividem em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para graduação, monografia para pós-graduação, dissertação para mestrado e tese para doutorado. Monografia, na maioria da vezes, é feita por apenas uma pessoa e deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, além de ter uma sequência lógica das idéias sobre os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com