TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografias E Artigos Cientificos

Exames: Monografias E Artigos Cientificos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução.................................................................................2

2. Síntese das fases do estagio...................................................3

2.1 Fase de observação.................................................................4

2.2 Fase de co-participação...........................................................5

2.3 Regência...................................................................................6,7

3. Conclusão...................................................................................8

4. Referencias Bibliográficas........................................................9

5. Anexos:.......................................................................................

1: Ficha de Registro de Freqüência em Estágio

2: Plano de Atividades de Estágio ( 15 vias)

3:Roteiro de observação Individual

4: Entrevista com o Docente de Ensino Fundamental da Instituição

5: Ficha de observação e Avaliação de Aula

6: Ficha de Desempenho individual do Estagiário

7: Ficha de Auto-Avaliação do Estagiário

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem relata o estágio Supervisionado I, do curso de pedagogia da Universidade IFETE, ministrado pelo professor orientador Geraldo Cosme de Oliveira, com carga horária de 120 Horas.

O estágio supervisionado é o momento de fundamental importância no processo de formação profissional, pois é o primeiro contato que o aluno / professor tem com seu futuro campo de atuação, por meio da observação, da participação e da regência, tornando-se mais significativa, quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula.

O estágio supervisionado foi realizado no período de 11 de julho de 2012 á 30 de julho de 2012 na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, situada na Rua Pedro Clementino S/N, tendo como gestora Maria Aparecida Barbosa de Lima, funcionando nos turno matutino e vespertino, na modalidade de ensino fundamental.

O relatório tem como objetivo, apresentar todas as observações realizadas na instituição, desde a caracterização até as minhas conclusões finais acerca dos relatos.

2. SINTESES DAS FASES DO ESTÁGIO

2.1 OBSERVAÇÃO

As observações do Estágio Supervisionado I foram realizada na Escola Estadual Professor Severino Bezerra no período de 11 a 16 de julho de 2012, no turno matutino nos horários de 07:00 ás 11.20 Horas a turma escolhida para a realização do estagio, foi a do 2º ano do ensino fundamental, ministrada pela professora Margarete Paiva de Melo, a turma é composta por 27 alunos com faixa etária de 07 á 08 anos.

A mesma nós conduziu até a sua sala de aula, dando inicio a uma dinâmica de apresentação das estagiarias. Notei que os alunos ficaram um pouco tímidos com nossa presença, mais depois se acostumaram. A mesma costuma da inicio a aula com orações e músicas, percebe-se que é uma turma numerosa, e que a professora mostra total domínio sobre os alunos.

A professora usa várias metodologias no processo de aprendizagem, selecionado técnicas de acordo com os objetivos e o conteúdo do programa escolar, utilizando recursos didáticos adequadamente, os alunos são participativos e alguns já estão bem desenvolvidos na leitura.

Esta sempre trabalhando com textos, que venha estimular o gosto pela leitura e escrita (textos Coletivos História, Poemas, Cantigas, Advinha, Entre outras). As explorações de textos diversificados verbais e extras verbais são práticas que proporcionam o desenvolvimento da expressividade e do uso funcional da linguagem escrita, esse trabalho faz com que a criança a parti desse convívio se aproprie de fato do ato de Ler e escrever garante a ela o acesso adversidade de textos nos quais circula todos os tipos de informações, faz com que os alunos reflitam sobre as características e uso, propondo a eles a construção de seus próprios textos, fazendo com que amplie o conhecimento de como se escreve e como se organiza a escrita.

A professora Regente tinha domínio do conteúdo motivava os alunos perguntando e valorizando suas duvidas, ela estava sempre preocupada com aprendizagem visando o desenvolvimento das potencialidades das crianças, como suas capacidades intelectuais criativas, estéticas e expressivas e emocionais demonstrando naturalidade e confiança.

2.2 CO-PARTICIPAÇÃO

A fase de co-participação do estagio supervisionado I, teve inicio do dia 17 á 23 de junho de 2012, dando continuidade ao estagio supervisionado, tenho este momento como um dos mais fáceis por já te conhecimento com a turma e estarem interagidos comigo, apresentando interesse em aprender.

A parti deste momento participei de forma ativa sugerindo idéias interagindo junto com a professora regente, onde foram usadas varias metodologias que trouxeram conhecimento aos alunos.

Durante este período de co-participação do estagio nota-se que a mesma prever objetivos, conteúdos e métodos a parti das considerações das exigências propostas pela realidade social do nível de preparo, e das condições sócio-cultural e individual dos alunos.

Colaborei espontaneamente e quando mim solicitou na elaboração de tarefas diversificadas (Leituras de livros, historinhas e corrigindo atividades), sempre colaborando e obedecendo as regras do estagio, que foi mim preparando para assumir a fase da regência.

Suas atividades são desenvolvidas com conteúdos riquíssimos em conhecimento, visando sempre melhorar alfabetização, explorando o mundo da leitura de forma criativa com objetivo e metodologia adequada, demonstrando naturalidade e confiança.

A mesma passou total confiança às estagiarias demonstrando conhecimentos adquiridos através da pratica presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com