TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monopolio

Casos: Monopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Em economia monopólio (do grego, mono = um + polein = vender), é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita em que uma empresa detem o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços ao que comercializam. Monopólios podem surgir devido a característica particulares de mercado ou à regulamentação governamental. A curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e demanda do mercado são as mesmas.

Neste trabalho pretendemos apresentar as principais características do monopólio, as suas condições, efeitos, controle e forma.

O monopólio puro ou natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são elevados devido a alta escala de produção requerida. A proteção de patentes é o direito único de produzir o bem; o controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves é exclusivo da empresa monopolista, se da pelo controle das meterias primas necessárias para produção de determinado produto.

Será que o monopólio é correto? E existe uma lei contra ele?

Quer saber a resposta dessas perguntas e conhecer mais sobre o monopólio? É só ler o trabalho e aprendera tudo.

Desenvolvimento

O que é monopólio

Monopólio ( do Grego “ monos”= um e “polein”= vender, significado “um para vender”), ou seja é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, resultado na existência de apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor tem em suas mãos a vantagem de impor o preço de suas mercadorias, não deixando de equilibrar seu preço com a demanda dos produtos que apresenta no mercado. Esse equilíbrio será deduzido do preço onde o monopolista encontrará mais lucro, ou seja, um preço pelo qual ele consiga o Maximo de consumo pelo seu publico. Do mesmo modo, o monopolista pode forçar uma alta nos preços de seus produtos, produzindo deliberadamente menos, ou para evitar a entrada de um concorrente na mesma faixa de mercado que este domina, pode baixar seus preços inibido a entrada de um novo produto. Enfim, o monopolista tem um domínio de tal maneira do setor em que atua tornando-o “dono” do mercado, e por isso, não muito bem visto por grande parte dos consumidores.

Monopólios podem surgir devido a característica particulares de mercado, ou devido à regulamentação governamental, criam uma particularidade econômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas. A estrutura de monopólio apresenta algumas características básicas.

 Uma única empresa produtora do bem ou serviço;

 Não há produtos substitutos próximos;

 Existem barreiras à entrada de empresas concorrentes.

Condições, efeitos e controle

A primeira condição para que se configure um caso típico de monopólio e a existência de apenas uma empresa, que domina inteiramente o mercado. Consequentemente, do extremo da oferta atomizada, típica da concorrência, perfeita, se vai para outro extremo, o da oferta concentrada em apenas um produtor. Alem dessa há pelo menos outras duas condições que são, por definição imprescindíveis: a inexistência de substitutos para o produto da empresa monopolista e a interposição de barreiras à entrada de concorrentes, havendo substitutos, para o produto, descaracteriza-se a situação de monopólio puro. E se as barreiras forem baixas e facilmente transponíveis, o poder de monopólio fica reduzido, notadamente quanto à fixação de preços o monopolista , vulnerável ao ingresso de concorrentes, manterá os preços baixos como diretrizes estratégicas para desestimular possíveis entrantes em seu mercado.

Assim caracteristicamente, os monopólios configuram-se pela unicidade do produtor, pela insubstitutibilidade do produto e por intrasponiveis barreiras de entrada. Em decorrência, disso sendo a única supridora do mercado, a empresa monopolista não possui concorrentes indiretos, que se encontram longe de substituírem a oferta monopolizada que se consideram desprezíveis, sem substitutos para seu produto, ela domina inteiramente o mercado.

Analise descritiva de monopólio (formas de monopólio)

O monopólio pode acontecer por diversos motivos alguns legítimos e legais outros nem tanto. Dentro da estrutura econômica do monopólio podem ocorrer de varias formas,entre elas se destacam:

 Monopólio puro ou natural – devido a alta escala de produção requerida, exigindo um elevado montante de investimentos. A empresa monopolista já esta estabelecida em grandes dimensões e tem condições de operar com baixos custos. Torna-se muito difícil alguma empresa conseguir oferecer o produto a um preço equivalente á firma. Caracterizados por serem bens exclusivos e com pouquíssima ou ate mesmo nenhuma rivalidade. Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, por isso funcionam melhor quando bem protegidos. Em geral, associado a serviços de utilidade publica, como água e esgotos, energia elétrica, etc.

 Proteção de patentes - direito único de produzir o bem. Este direito pode ocorrer por mais de uma forma. Pode ser pelo direito de propriedade industrial ou intelectual do produto em questão, ou pela licença ou franquia de um produto ou serviço já existente. Exemplo: xeroz, o direito legal que os laboratórios produtores de medicamentos tem de produzirem com exclusividade determinados medicamentos desenvolvidos a partir de pesquisas próprias.

 controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves: esta forma de monopólio se da devido ao controle exclusivo, por parte da empresa monopolista, da produção de matéria prima necessária para a produção de determinado produto. Exemplo: o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.

 tradição no mercado- exemplo:mercados de relógios.Os japonês precisarão investir muito dinheiro,durante muito tempo, para concorrer com as tradições dos relógios suíços.

Uma hipótese implícita no comportamento do monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com