TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Tese: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Como alavancar a habilidade de inspirar seus times a dar o melhor de si? Essa é uma dúvida corriqueira para muitos executivos. Para Pablo Aversa, sócio-fundador de uma empresa de coaching, descobrir o que motiva as pessoas ao seu redor é o ponto de partida para que as conquistas, dos funcionários e do gestor, sejam significativamente maiores.

Segundo Aversa, cada pessoa é diferente na maneira como fica e se mantém motivada. “Ser competente nessa questão inclui conscientizar-se de que o gerente é responsável pela motivação, que todos são diferentes e que motivar exige múltiplas abordagens”, comenta.

Porém, alguns gerentes acreditam que os demais deveriam estar automaticamente motivados, pois consideram que a motivação já vem com o indivíduo. Outros ainda acreditam que todos deveriam estar tão motivados com o trabalho e com a empresa quanto eles mesmos estão.

Confira 10 dicas de Pablo Aversa para motivar os funcionários em uma empresa:

1. Elimine sua confusão sobre o processo de motivar os demais. Siga as regras básicas para inspirar as pessoas, conforme definido na literatura clássica. Comunique aos demais que o que fazem é importante. Agradeça. Ofereça e peça ajuda. Dê autonomia para as pessoas fazerem seu trabalho. Ofereça um leque variado de tarefas. Surpreenda os demais com trabalhos enriquecedores e desafiadores. Demonstre ter interesse na carreira delas. Adote uma atitude de aprender com os erros. Comemore os sucessos. Não permita que o fato de estar sempre muito ocupado faça com que se esqueça de reconhecer, comemorar, criticar ou mesmo enfatizar o que quer das pessoas ao seu redor.

Leia mais notícias em Na Empresa

2. Não aposte nos motivadores errados. De acordo com a pesquisa realizada por Rewick e Lawler, os principais motivadores no trabalho são: Desafio no trabalho; concretizar algo que vale a pena; aprender coisas novas; desenvolvimento pessoal e autonomia. Fatores como remuneração cordialidade, elogio ou ainda oportunidade de promoção. Ofereça desafio. Apresente oportunidades de aprender e crescer e dê autonomia para poder atender à maioria dos pontos críticos.

3. Estabeleça metas eficazes. A maioria das pessoas se anima com metas - gostam de ver quem corre mais rápido, quem marca mais pontos e quem trabalha melhor. Gostam de metas realistas, porém flexíveis. Geralmente, ficam mais motivadas quando participam da elaboração das metas.

4. Conheça os funcionários. O que as pessoas fazem? Diante do que demonstram suas emoções? Que valores são representativos para elas? Essas são as respostas imediatas das pessoas que revelam o que é importante para elas. Utilize-as para motivá-las.

5. Lide com a sua intolerância. Ao tentar abordar alguém, tente não julgá-lo. Você não precisa concordar, apenas compreender para poder motivar. O fato de que você não ficaria motivado da mesma forma é irrelevante.

6. Crie empatia. Isso demonstra respeito pelo raciocínio do outro. Falar a mesma língua facilita a comunicação e lhe dá as informações de que você precisa para motivá-los.

7. Não se isole dos demais. Diga aos outros quem é você. Para lidar com você, ele precisa saber como você pensa e por quê. Diga qual é a sua perspectiva – as perguntas que você faz, os fatores que leva em conta etc. Se não puder explicar seu raciocínio, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com