TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Tese: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  147 Visualizações

A motivação (do Latim moveres, mover) refere-se à condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Ou seja, é o impulso interno que leva à ação.

A motivação depende da intensidade das necessidades, isto é, ela está diretamente relacionada ao quanto se quer e a ação que se toma para concretizar o desejo.

O “ motivo” é um estímulo que impulsiona para o comportamento especifico, estímulo este podendo ser interno ou externo.

Interno: necessidades, aptidões, interesses pessoais.

Externo: são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece.

Distingue a satisfação no trabalho e motivação do trabalho. Trata-se de uma teoria alicerçada no ambiente externo e no trabalho do individuo.

Postula duas categorias diferentes de necessidades, essencialmente independentes entre si e que influenciam o trabalho de maneira diferente:

Higiene ou manutenção: higiene, porque descrevem o ambiente das pessoas e previne a insatisfação no trabalho; manutenção, porque precisam ser mantidas continuamente.

São também denominado fatores extrínsecos ou ambientais. Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham o seu trabalho.

Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional etc.

A principal característica dos fatores higiênicos é que quando eles são ótimos conseguem apenas evitar a insatisfação das pessoas, pois são transitórios. Porém, quando são péssimos ou precários, os fatores higiênicos provocam a insatisfação das pessoas. Devido a essa influência mais voltada para a insatisfação, Herzberg lhes dá o nome de fatores insatisfacientes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com