TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Artigos Científicos: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

MOTIVAÇÃO

Antes de falar em motivação humana dentro do contexto administrativo, faz-se necessário mostrar uma resumida conceitualização do termo e algumas definições.

É difícil determinar precisamente o conceito de motivação, uma vez que este tem sido utilizado com diversos sentidos.

Segundo (Chiavenato 1982, p. 414), “Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico”

Por meio desta informação do autor, pode-se constatar que na verdade o ser humano necessita de algo que o instigue para então começar a agir em busca de um determinado objetivo. Sabe-se, deste modo, que a motivação humana ao longo dos anos serviu de elemento de estudo, para tentar tornar claro o que entusiasma o ser em questão a materializar algo, portanto assim como que o ser humano é estimulado através de uma recompensa é desestimulado para um comportamento primitivo, isto é, o impulso leva as pessoas a agirem por necessidades reais direcionada por suas expectativas de vida e por aspirações

“A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”. (MAXIMINIANO 2004 p. 14)

Pode-se analisar que o autor está se referindo à motivação como a mola propulsora que colabora para a concretização de um determinado anseio, sendo o motivo e a emoção o segredo do entusiasmo no cumprimento de certo objetivo.

Montana (1999, p. 203) diz que motivação é o “processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.

Perante esta afirmação, observa-se que a motivação é o ponto de partida para a ação e a partir daí o ser humano busca atender suas necessidades. Pois, é evidente que o estágio atual do ser humano conta com uma constante procura por tudo o que possa servir de progresso de vida em relação a desempenho profissional, familiar, financeiro e tudo o que pode servir de melhoria contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com