TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Dissertações: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Neste paper será discutido o uso das teoria da motivação pelos administradores, mostrando que a motivação tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantes de uma empresa. A metodologia utilizada foi a bibliográfica documental. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância da motivação no âmbito das organizações. Pode-se concluir que uma motivação bem sucedida pode conseguir um desempenho humano acima da média. Essa motivação pode vir de diversas formas, com maiores desafios, maior participação, mais responsabilidades, realização e reconhecimento.

Palavras-chave: Motivação. Organizações.

1 INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios nas Organizações é motivar as pessoas, torna-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos, energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem sucedidas através do seu trabalho na organização. Embora os estudos sobre motivação pertençam especificamente a área da psicologia, a teoria administrativa se fundamenta neles para criar condições de aplicabilidade dos seus conceitos na vida organizacional.

A motivação refere-se a forças de dentro de cada pessoa que conduzem a um determinado comportamento, funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve.

Assim, a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.

2 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO HUMANA

Motivação é motivo para a ação, concepção sobre si mesma e luta para agir como se imagina (LOPES, 1980).

Segundo Maximiano (2004), a palavra motivação é usada com diferentes significados. Pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for.

Chiavenato (1999) argumenta que a motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa.

Vergara (1999) defende que a motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isso ou aquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não.

Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos, as pessoas vão em busca de algo que possa satisfazer suas vontades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos, fica difícil motivar pessoas, até porque o ser motivado supera limites como se a pessoa estivesse sob efeito de algo superior, isso se dá quando a pessoa está centrada em seu objetivo maior levando a uma integração em busca de sua autorrealização.

Silva; Rodrigues (2007, p.9) reforçam essa teoria quando citam que:

A motivação é um fenômeno que depende de numerosos fatores para existir, dentre eles, o cargo em si, ou seja, a tarefa que o indivíduo executa, as características individuais e, por último, os resultados que este trabalho pode oferecer. Portanto, a motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa, estando geralmente ligada a um desejo. Dessa forma, suas fontes de energia estão dentro de cada ser humano.

Segundo Christy (2006) há pessoas que jamais serão motivadas, pois elas preferem ser apenas coadjuvantes da vida, nunca agem ativamente em nada. As organizações estão abarrotadas destes indivíduos, elas se prendem aos seus empregos, fazem o que mandam elas fazerem, não perguntam, não argumentam, não questionam, só executam. Elas são assim e dificilmente mudarão, satisfeitas ou não com sua condição, não existe programa motivacional que tenha efeito sobre estas pessoas.

A teoria das necessidades de Abraham Maslow propõe uma pirâmide de necessidades que operam em ordem crescente e imutável. Essa teoria diz que as pessoas procuram satisfazer primeiro as suas necessidades fisiológicas, relacionadas à sobrevivência do organismo. Em segundo lugar, vêm a satisfação das necessidades de segurança, que buscam encontrar um ambiente livre de ameaças. Logo depois, a satisfação das necessidades sociais, relacionadas às amizades, aceitação social e contatos tornam-se importantes. Após satisfeitas essas necessidades, o indivíduo volta-se para si mesmo em busca da autoestima. A última necessidade seria a de autorrealização e desenvolvimento pessoal. Essa é uma das mais populares teorias sobre motivação, apesar das inúmeras críticas. Esta hierarquia das necessidades pode ser visualizada através da figura 1.

Figura 1: hierarquia das necessidades de Maslow .

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Pode-se concluir que não existe uma regra para motivar as pessoas, pois são vários os fatores que fazem com que as pessoas se motivem.

3 FATORES MOTIVADORES

O ambiente ou clima da empresa está fortemente relacionado com a motivação dos funcionários. Quando existe motivação, o ambiente é positivo, o clima é de colaboração, interesse e satisfação, porém quando não há motivação percebe-se sentimentos de frustração, insatisfação, redução na produtividade e qualidade, surgimento de conflitos.

Para Gaudêncio (2009) os fatores motivacionais são:

Trabalho desafiante e maior responsabilidade: um dos mais importantes fatores motivacionais é o desafio e após o reconhecimento. O desempenho no cargo exige aplicação de diferentes habilidades. O líder pode passar adiante algumas tarefas que podem dar a ele mais tempo para administrar e analisar resultados e o liderado vai se sentir mais motivado por ter alguma tarefa mais interessante. Trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar maçantes, afetando a eficiência do trabalhador, ele deseja ter um trabalho significativo.

Já para Chandler e Richardson (2008) os fatores motivacionais podem ser visualizados através do Reconhecimento do bom desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com