TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Artigo: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Parte lll – capitulo 9

MOTIVAÇÃO

Objetivos de Aprendizagem

Quando nós analisamos as motivações mais profundas do homem, quando nós perguntamos o que o homem deseja da vida estamos lidando com sua própria essência. Seu raciocínio era extremamente claro: se o trabalhador diligente, mais predisposto à maior produtividade, verifica que no final acabará ganhando exatamente a mesma coisa que o seu colega, menos interessado e menos produtivo, acabará se acomodando, perdendo o interesse. A solução seria criar condições de pagar mais àquele que produzisse mais. Dinheiro é o melhor dos motivadores.

.

A crítica: que pode ser feita não é a de que o salário não seja um elemento motivador, mas sim que se adotamos como único motivador possivelmente estará em maus lençóis.

TEORIA DE ABRAHAM MASLOW

O homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isso quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita.

NECESSIDADES FISIOLOGICAS: Está no nível mais baixo, assim que umas de suas necessidades são satisfeitas outra surge em seu lugar. Esse processo é continuo. A necessidade satisfeita não motiva comportamento.

NECESSIDADE DE SEGURANÇA: As necessidades localizadas no nível imediatamente superior começam a dominar o comportamento do homem; começam a motivá-lo. São necessidades de proteção contra o perigo, a ameaça a privação.

NECESSIDADES SOCIAIS: Necessidade de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e a feto. A organização vê isso como uma ameaça, erroneamente, temendo hostilidade grupal aos seus objetivos.

NECESSIDADES DO EGO: Relacionadas com amor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência. Relacionada com a própria reputação: status, reconhecimento, aprovação e respeito.

NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÃO: Necessidade de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em continuo auto desenvolvimento, de ser criador no sentido mais alto do sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com