TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Cc

Projeto de pesquisa: Motor Cc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

A versatilidade é umas das principais características associadas às máquinas de corrente contínua, já que podem ser projetadas de maneira que apresentem inúmeras características de tensão versus corrente ou de velocidade versus conjugado. Essas máquinas são utilizadas em aplicações que necessitam de uma ampla faixa de velocidades ou de controle preciso na saída do motor.

Em motores cc, bobinas de campo geram o fluxo magnético do estator pela corrente contínua, sendo assim, a intensidade do campo magnético também é contínua. E o rotor também é alimentado por tensão contínua. É a interação do campo magnético do estator com o do rotor que gera o torque para a movimentação do rotor.

Os motores cc têm sido substituídos por causa do desenvolvimento das técnicas de acionamento de corrente alternada e também pela viabilidade econômica. Mas, ainda assim, certas características e vantagens determinam o motor cc como melhor escolha em aplicações como:

 Máquinas de Papel;

 Bobinadeiras e desbobinadeiras;

 Laminadores;

 Extrusoras;

 Prensas;

 Elevadores;

 Movimentação e elevação de cargas;

 Moinhos de rolos;

 Indústria de Borracha;

 Mesa de testes de motores.

2- MOTOR CC

2.1- Aspectos construtivos

Esse motor é basicamente composto de duas estruturas magnéticas: o estator (ou armadura) e o rotor.

O estator é um enrolamento de campo magnético, ou seja, feito de uma estrutura ferromagnética com polos salientes que são enroladas às bobinas que formam o campo ou então, de um ímã permanente.

Já o rotor é um eletroímã composto de um núcleo de ferro com enrolamentos na sua superfície, sendo que um sistema mecânico de comutação alimenta esses enrolamentos.

O sistema mecânico de comutação é composto por um comutador e por escovas fixas. O comutador é solidário ao eixo do rotor e possui uma superfície cilíndrica e diversas lâminas em que são conectados os enrolamentos do rotor. As escovas fixas são ligadas aos terminais de alimentação e são elas que exercem pressão sobre o comutador.

O comutador tem por finalidade inverter a corrente na fase de rotação apropriada, fazendo com que sempre se desenvolva o conjugado na mesma direção. Os enrolamentos são bobinas de n espiras e elas são conectadas em série pelas lâminas do comutador.

2.2- Princípio de funcionamento

Para melhor entendimento, tem-se um motor em que o estator é composto por ímãs permanentes e o rotor é uma bobina de fio de cobre, em que circula corrente elétrica. A corrente elétrica gera campos magnéticos e a bobina passa a se comportar como um ímã permanente, e passando a possuir polos norte e sul.

A figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com