TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Elétrico Caseiro

Trabalho Escolar: Motor Elétrico Caseiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  3.259 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Vamos construir neste experimento um (motor elétrico caseiro) sistema simplificado de motor de corrente contínua. Trata-se de uma aplicação de grande importância de eletricidade e magnetismo.

O motor elétrico funciona com base na repulsão entre imãs, um natural e outro não-natural.

Metodologia

Neste experimento utilizaremos o imã não natural como uma bobina. O conveniente de se usar imãs não naturais num motor elétrico é a possibilidade de se manipular (inverter) os polos magnéticos.

O funcionamento deste motor elétrico pode ser explicado em alguns passos:

1º) Para começarmos os fios raspados estão em contato com as tiras e a corrente elétrica cria um campo magnético na bobina.

2º) Em um quarto de volta, a bobina está parcialmente em contato com as tiras e o campo magnético começa a perder sua força. Não deixando assim que a atração do polo sul da bobina pelo polo norte do imã comum seja forte o suficiente para frear o movimento.

3º) Quando a bobina completa meia volta, começaria o processo inverso. Ou seja, deveria existir um campo atrativo entre a bobina e o imã. Mas isso só aconteceria se os contatos estivessem ligados. Este contato não é estabelecido, pois, esta atração frearia ou cessaria o movimento adquirido no primeiro momento.

4º) Completando-se mais um quarto de volta, o contato com as tiras começa a se reestabelecer e o campo magnético a ganhar força. Neste momento a bobina começa a ser repelida pelo imã comum. Dado o movimento que a bobina já possui, este ganha nova aceleração.

5º) Assim o processo continua periodicamente, enquanto existir corrente elétrica passando pela bobina.

Materiais Utilizados

- Fio de cobre esmaltado

- Clips

- Pilha D

- Ímã

- Estilete

Processo de Montagem

Para fazer a bobina, enrolamos fio de cobre em um dos dedos dando 5 voltas e deixamos em torno de 3cm em cada extremidade para cada ponta.

Raspamos uma ponta com estilite dando uma volta completa, já na outra ponta iremos raspar apenas metade das extremidades, dando o contato para a corrente elétrica, consequentemente a parte raspada pela metade não deixará passar corrente elétrica e com isso nao irá gerar campo magnético em torno da bobina.

O suporte, fizemos com Clips, abrindo ele e deixando com uma parte para segurar os dois lados da bobina e fixamos eles soldando junto a pilha, um clips no polo positivo e outro no polo negativo.

Colocamos o imã em baixo da bobina ou na frente com um imã de maior tamanho e se não rodar automaticamente contamos com uma ajuda manualmente (dar um empurrãozinho)

Conclusão

Neste trabalho, construimos um motor elétrico caseiro e concluimos que é possível gerar corrente elétrica através de campo magnético funcionando com base na repulsão entre os imãs. Foi de extrema importância para o nosso aprendizado. Aprendemos a melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com