TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Hidráulicos

Casos: Motores Hidráulicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

A bomba é, provavelmente, o mais importante componente do sistema hidráulico. Sua função é converter a energia mecânica em hidráulica, enviando um fluxo determinado de óleo do reservatório para o circuito hidráulico. As bombas são construídas em diversos tamanhos e formatos e podem ser manuais ou mecânicas, com diversos tipos de mecanismo de bombeamento para as mais variadas aplicações.

Em todas elas, a ação mecânica produz um vácuo parcial no pórtico de entrada fazendo com que a pressão atmosférica empurre o óleo do reservatório para dentro da bomba, através da linha de sucção. Uma vez dentro da bomba, o óleo é então forçado para fora, através do mecanismo, gerando um fluxo hidráulico no pórtico de saída.

As bombas se classificam em duas categorias:

Hidrodinâmicas: também conhecidas como bombas de deslocamento dinâmico.

Hidrostáticas: também conhecidas como bombas de deslocamento positivo.

Essas bombas operam pela ação da força centrífuga onde o fluído, ao entrar na bomba é expelido para a saída por meio de um rotor ou impulsor que gira em grande velocidade. Essas bombas não possuem uma vedação perfeita entre os pórticos de entrada e de saída, o que provoca a redução da vazão com o aumento da resistência ao fluxo, além de tornar a capacidade de pressão dependente da rotação. Por essa razão esse tipo de bombas são usadas apenas na transferência de fluídos de um local a outro.

Esse tipo de bomba, ao contrário das hidrodinâmicas possui uma vedação efetiva entre os pórticos de entrada e saída, e por essa razão são capazes de fornecer volumes constantes de fluído para cada rotação ou ciclo de bombeamento, independentemente da resistência ao fluxo. Dessa forma a capacidade de suportar pressão aumenta, tornando as bombas hidrostáticas adequadas para a transmissão de força.

O deslocamento de uma bomba é o volume de óleo transferido por ela a cada rotação de seu eixo ou a cada ciclo de bombeamento. Se soubermos o deslocamento da bomba e a rotação do motor de acionamento, é possível determinar sua vazão com a seguinte fórmula:

Onde: Q - vazão de litros por minuto (lpm);

D – Descolamento em cm³/rotação;

n – rotação por minuto (rpm);

0,001 – constante ( fator de conversão de cm³ para dm³) .

Bombas de engrenamento externo;

Bombas de lóbulos;

Bombas de engrenamento interno;

Bombas de lóbulos internos;

Bombas de parafusos

Bombas de palhetas

Bombas de pistões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com