TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores S\a

Casos: Motores S\a. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

No momento nossa consultoria encontra a empresa na seguinte situação:

-Vive das glórias do passado, tem dificuldades para lidar com as mudanças dos tempos atuais.

-Ignora a experiência dos funcionários mais antigos, e não dá ouvido aos mais novos.

-Tem dificuldade para se diferenciarem no mercado, seus produtos nascem defasados.

-Não é capaz de estabelecer interações criativas com seus fornecedores e clientes.

A princípio entendemos que a empresa deve ampliara seus olhares para os tempos modernos, e entender que tantos colaboradores antigos como os novos tem muito a agregar na empresa. No entanto a falta de inovação tem sido prejudicial,ouvindo um pouco mais a equipe acreditamos que muitos deles têm a acrescentar para essa organização.

Antes da Implantação das Cinco Condições de Criação do Conhecimento a empresa Uniban Motores S\A junto com a nossa Consultoria deveria fazer uma reunião com todos os funcionários. Em segundo realizar uma pesquisa de clima organizacional pra ver onde estão os pontos fortes e fracos. E assim com os resultados da pesquisa implantar as cinco condições da criação do conhecimento gerando assim resultados positivos.

As cinco condições que promoveram a criação do conhecimento na empresa Uniban Motores S\A são:

1ª - Intenção

É o desejo que a empresa tem em chegar às suas metas, ou seja, são as forcas para atingir a intenção (vontade) que admiti a forma de estratégias dentro da empresa. No que diz respeito à criação do conhecimento, o conteúdo da estratégia é a expansão da aptidão organizacional de adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.

Para criar conhecimento, a Uniban Motores S\A deveria estimular o compromisso de seus funcionários pronunciando o desejo pelas metas e propondo-lhes essa vontade lhes mostrando sua missão e visão de forma clara e objetiva, pois se a empresa não souber aonde quer ir qualquer lugar que ela chegue servirá e o que seu cliente quer não é qualquer coisa e sim o melhor.

2ª - Autonomia

É dar liberdade (independência) dentro dos limites aos funcionários, promovendo a ampliação da introdução de oportunidades inesperadas, possibilitando aos funcionários se automotivarem para criar novos conhecimentos, pois idéias autênticas surgem de funcionários autônomos, distribuindo dentro da equipe.

Continuidade com a criação do conhecimento, A Uniban Motores S\A deveria ser mais favorável a manter a independência no que diz respeito a alcançar, interpretar e associar as novas informações com o compartilhamento que servirá para os funcionários expandir e desenvolver seus conhecimentos.

3ª - Flutuação e Caos Criativo

É a comunicação entre a organização e o ambiente externo através do questionamento e a reconsideração de seus conceitos antigos.

A flutuação é diferente da desordem total onde ela é reconhecida pela existência de um padrão difícil de previsão inicialmente, pois com a introdução da flutuação na empresa os membros entram em “colapso” de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas, onde essa crise busca a atenção para o diálogo com o meio, ajudando a criar novos conceitos mergulhando na ambiguidade e procurando a “ordem a partir do ruído” ou “ordem a partir do caos”.

Prosseguindo com a criação do conhecimento na Uniban Motores S\A ela deveria abandonar seu pensamento fixo (vive das glórias do passado) e se abrir aos novos conhecimentos não deixando de lado a PEST - Política, Economia, Sociedade, Tecnologia – o ambiente externo que influência diretamente no caos criativo.

4ª – Redundância

É a repetição de informações para a fixação da mesma dentro da organização, ou seja, refere-se à superposição intencional de informações sobre atividades da empresa. O compartilhamento de informações é a chave pra essa condição funcionar, mesmo que outros funcionários não precisem quanto mais repetição menor será o erro da informação.

Dando procedimento a criação do conhecimento a Uniban Motores S\A deveria introduzir de forma rápida a redundância de informações porque ela acelera o processo de criação do conhecimento ampliando o canal de comunicação entre os funcionários, ou seja, que haja rotatividade entre os funcionários de diferentes setores da Uniban Motores.

5ª – Requisito Variedade

Os membros da organização podem enfrentar muitas situações se possuírem uma variedade de requisitos, que pode ser aprimorada através da combinação de informações de uma forma diferente, flexível e rápida e do acesso às informações em todos os níveis da organização, ou seja, é ser flexível para dar conta das mudanças do mercado.

Para finalizar a criação do conhecimento a Uniban Motores S\A deveria maximizar a variedade da empresa garantindo assim o acesso rápido à ampla variedade de informações necessárias, percorrendo o menor número possível de etapas, ou seja, acesso igual as informação para todos os funcionários porque quanto mais informação a Uniban Motores S\A tiver mais conhecimento ela deterá.

Concluímos que com a implantação dessas condições e a ajuda do Sr. Manoel como Conselheiro\Coach a Uniban Motores S\A promoverá o compartilhamento da informação (conhecimento explícito e tácito do Sr Manoel) a seus funcionários\colaboradores novatos e antigos havendo uma reciclagem de informações o que trará o mesmo prestígio do passado tão mencionado e desejado.

Toda empresa precisa ter missão, visão, ética e valores, deixando bem claro o que ela quer de seus colaboradores tendo como essencial o CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude sem deixar de lado o ambiente externo – PEST.

Com base no conteúdo analisado a principal e mais importante das cinco condições da criação do conhecimento para a Uniban Motores S\A é a redundância, pois um conhecimento\experiência prévia no ramo só trará benefícios e não ocorrerá desperdício de tempo e recursos onde à superposição intencional da informação só lhe proporcionará resultados positivos e melhoria o clima organizacional interno. Queremos dizer que redundância é a existência de informações que transcedem as exigências operacionais imediatas dos membros da organização.

Para que se crie conhecimento organizacional, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com