TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motorola

Tese: Motorola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 1

Faça uma pesquisa que o ajude a identificar e compreender:

• O processo de Seis Sigma;

Estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da

melhoria da qualidade e da produtividade.

É uma abordagem quantitativa que injeta uma eficácia maior na empresa. Este método foi criado em 1980 pela Motorola. Em 1998: Motorola foi reconhecida com o Prêmio "Malcolm

Baldridge" pelo uso da metodologia Seis Sigma. O Seis Sigma acabou sendo o método gerencial de escolha daqueles interessados em transformar as empresas em organizações de nível internacional.

O que faz com que esse método seja diferente é em parte, seu foco sobre o envolvimento de todos os níveis de uma organização na gestão. O segundo passo principal componente do Seis Sigma são as táticas que levam a melhoria da eficácia e da eficiência na empresa, esse método utiliza uma abordagem ao mesmo tempo simples e detalhada, visando a melhoria do desempenho dos processos já existentes. Anos 90: General Electric (Jack Welch), iniciou sua

implementação. Os aspectos táticos do método começam na forma de constituir equipes para que trabalhem com processos que exerçam impacto direto sobre os objetivos empresariais estratégicos das empresas. A melhoria é uma abordagem testada e aprovada em varias parte do mundo, e que tem sido eficaz em ajudar empresas que dominarem sua concorrência.

O controle de qualidade e sua adequação as necessidades dos clientes, vem funcionando há muitos anos, por vários motivos.

• Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:

1. financeira;

2. clientes;

3. processos internos;

4. aprendizado e crescimento.

É um projeto lógico de um sistema de gestão genérico para organizações, onde o administrador de empresas deve definir e implementar (através de um Sistema de informação de gestão, por exemplo) variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.

BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho, ou ainda para Campos (1998), Cenário Balanceado. O termo “Indicadores Balanceados” se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro, as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, consequentemente criando valor futuro.

Passo 2

Amplie a pesquisa identificando estudos de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma. Encontre:

• Um caso de sucesso.

•Um caso em que tenha ocorrido implicação durante a aplicação de Ferramentas.

• Você pode usar as mesmas fontes que usou para fazer a pesquisa no Passo 1 ou, se preferir, pode usar fontes diferentes.

O BCS (Balanced Scorecard) é uma ferramenta que foi criada por David Norton e Robert Kaplan para ajudar os gestores nas suas tomadas de decisões,aonde aplica-se dentro das organizações novas estratégias,que prevê seu desempenho desde o financeiro administrativo ate aos processos internos de uma organização.

Em aproximadamente 4 anos a empresa Unibanco que é uma instituição financeira bancaria aplicou o processo de BCS, a partir daí a empresa tornou-se umas das bem sucedidas do pais.Eles obtiveram um crescimento anual dos seus lucros,e uma grande satisfação e motivação de seus funcionários.

Porém ao implantar o processo de BCs na Unibanco eles encontraram algumas dificuldades,e uma delas foi o fato de que, os seus funcionários trabalhavam em diferentes níveis de instrução o que dificultou chegar a eles as informações dos novos processos que seriam implantados na organização.Isso fez com que a Unibanco criassem novos projetos para serem implantas no BCs,e que mais tarde foi reconhecido pelos mesmos.

O processo de seis sigmas foi criado em meados da década de 80 pela Motorola.A empresa estava ameaçada em perder suas vendas por crescente reclamações de defeitos em seus produtos.Prestes a perder suas vendas para os seus concorrentes japoneses, Smith elaborou as estratégias de seis sigmas para auxilia-lo nas tomadas de decisões,tendo como foco principal aumentar o nível de qualidade no processo dos seus produtos.

Uma das empresas que aplicou o processo de seis sigmas e foi bem sucedida foi a norte americana General Electric,que foi liderada pelo presidente executivo.A General Electric obteve um maior faturamento e um bom lucro depois de 105 anos de sua existência,eles conseguiram obter esses resultados após a implantação do processo de seis sigmas.Depois várias outras empresas tiveram uma boa melhoria ao implantar o processo de seis sigmas como a Kodak,Black e Decker,Texas,Johnson e Johnson,Sony,etc.

A empresa Multibrás SA é uma empresa de eletrodomésticos, e foi constatado que ao implantar o processo de seis sigmas na empresa, eles tiveram algumas implicações como,muitas horas se dedicando aos projetos,dificuldades para implantar novos projetos e pouca habilidades dos candidatos.

Passo 3

• O processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade (Passo 1).

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com