TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Motorola

Ensaios: Estudo De Caso Motorola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 3: O Modelo - Monge e o Executivo

Simeão começa então a traçar a pirâmide dos caminhos da liderança. O primeiro passo para a liderança é a vontade. Então ele escreve no quadro que intenções sem ações é igual a nada.

Todas as intenções do mundo não significam nada se não forem acompanhadas por nossas ações.

Só quando nossas ações estiverem de acordo com as nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. E este é o primeiro passo.

Simeão desenhou no quadro a pirâmide da liderança:

• Liderança

• Autoridade

• Serviço e Sacrifício

• Amor

• Vontade

O primeiro passo está dado. Mas o que é o amor? Nos sentimos desconfortáveis no ambiente de negócios quando se fala de “amor”, porque pensamos logo no sentimento. Mas nesse ambiente, quando falamos de amor, falamos do comportamento e não do sentimento.

A diretora disse: Então, talvez o que você esteja dizendo é que “amor é o que o amor faz”. Excelente!

Tendo a vontade e usando o amor como comportamento, podemos executar o serviço com segurança e eficiência. Daí o terceiro item da pirâmide “Serviço e Sacrifício”. E certamente fazendo o serviço com base nessas diretrizes, a sua autoridade será conquistada, o que vai levar você à liderança!

Capítulo 3 – O MODELO

Quem quiser ser líder deve ser o primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir. – Jesus Cristo

O líder não se coloca acima das regras. É um cumpridor delas, também. A obediência também tem feito maravilhas para quebrar o falso ego e orgulho das pessoas. Essas duas características têm a capacidade de interpor-se no caminho de nosso crescimento, se deixarmos.

Retomando o conceito de liderança, o grupo trabalha a idéia de que ela se firma na capacidade de levar as pessoas a realizar a sua vontade de bom grado, por causa da influência pessoal do líder. Jesus disse, com outras palavras, claro, que a influência e a liderança são construídas sobre o serviço. E outra característica da liderança é a autoridade que o líder exerce. Esta autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. Neste ponto são lembrados alguns nomes de líderes que deram sua própria vida pelas causas que esposavam. Dentre eles, Gandhi e Martin Luther King. Em contraposição, a violência nada resolve; todo poder, sangue e sofrimento das guerras não mudaram a situação que pretendiam resolver.

A autoridade se constrói sobre o serviço e o sacrifício; o papel da liderança é identificar e satisfazer as necessidades legítimas dos liderados.

Portanto, o modelo de liderança fica assim:

Liderança

Autoridade

Serviço e sacrifício

A palavra amor é colocada na seqüência, não como um sentimento, mas como um comportamento. O amor é sempre fundamentado na vontade, informa o monge. E acrescenta a seguinte fórmula:

Intenções – ações = nada.

Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações. Eis porque vontade está no vértice do triângulo. Assim fica a segunda parte da fórmula:

Intenções + ações = vontade.

Só quando nossas ações estiverem de acordo com nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes. Eis, portanto, o modelo para liderar com autoridade. O modelo de liderança passa a ser:

Liderança

Autoridade

Serviço e sacrifício

Amor

Vontade.

.. Também nesse capítulo é proposto um modelo de liderança, chamado de Modelo de Segurança e era o seguinte:

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »