Movimento Uniforme Variado
Dissertações: Movimento Uniforme Variado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lfacioli • 28/3/2015 • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 883 Visualizações
MOVIMENTO UNIFORME VARIADO
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Geral e Experimental I do curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade Guarulhos.
GUARULHOS
2014
SUMARIO
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. MATERIAIS UTILIZADOS 4
4. PROCEDIMENTOS 5
5. DADOS EXPERIMENTAIS 5
6. CONCLUSÕES 6
1. OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo determinar a aceleração e a velocidade de cada instante (t) de um móvel em M.U. V bem como verificar os gráficos do espaço e da velocidade em função do tempo.
Medir as posições que o corpo ocupa com o passar do tempo em um movimento uniformemente variado.
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar na pratica o estudo do movimento uniformemente variado, analisando sua aceleração para identificar se a mesma é constante.
2. INTRODUÇÃO
Sabe-se que no Movimento Uniformemente Variado podemos calcular sua posição pela formula:
S=So+Vo+a.t2
2
E sua função velocidade:
V=Vo+at
Sabendo- se disso, dados são obtidos para preencher seus respectivos valores, e por meio da media aritmética determinar suas variáveis.
3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS
3.1 Movimento Uniformemente Variado
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:
3.2 Aceleração
Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo , e esta média será dada pela razão:
3.3 Velocidades em função do tempo
No entanto, quando este intervalo de tempo for infinitamente pequeno, ou seja, , tem-se a aceleração instantânea do móvel.
Isolando-se o :
Mas sabemos que:
Então:
Entretanto, se , teremos a função horária da velocidade do Movimento Uniformemente Variado, que descreve a velocidade em função do tempo [v=f(t)]:
3.4 Posições em função do tempo
A melhor forma de demonstrar esta função é através do diagrama velocidade versus tempo (v x t) no movimento uniformemente variado.
O deslocamento será dado pela área sob a reta da velocidade, ou seja, a área do trapézio.
Onde sabemos que:
logo:
ou
Interpretando esta função, podemos dizer que seu gráfico será uma parábola, pois é resultado de uma função do segundo grau.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
Escadinha de madeira
Calha
Esfera de metal
Cronometro
Trena
Giz
5. PROCEDIMENTOS
Utilizando uma trena foram feitas marcações
...