TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 ª - Experiência - Movimento Retilíneo Uniforme Variado - Aceleração Constante.

Artigos Científicos: 2 ª - Experiência - Movimento Retilíneo Uniforme Variado - Aceleração Constante.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  2.194 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA FÍSICA I

2 ª - Experiência – Movimento Retilíneo Uniforme Variado – Aceleração Constante.

PROFº Luiz Fernando Charbel

SOROCABA

OUTUBRO/2013

Data da Entrega do Relatório: 10/10/2013 Dia da Semana, Quinta Feira

1. RESUMO.

Neste experimento realizado no laboratório de física da faculdade anhanguera de Sorocaba, fizemos o calculo da aceleração média de uma esfera de metal em um plano inclinado com inclinação de 2 Graus. Este controle de tempo foi feito por meio da utilização de um cronômetro onde verificamos o tempo gasto para atingir cada posição de 100 mm em 100 mm. Após estas marcações fizemos uma tabela com quatro medições, contendo nela de 0,1 m a 0,4 m com seus respectivos valores (tempo) atingidos em cada posição. Com estes valores chegamos à aceleração média deste deslocamento e construímos um gráfico em Excel com uma função de tempo por posição, também esboçamos em outro gráfico as posições em função do quadrado do tempo.

2. INTRODUÇÃO.

Tudo o que nos cerca esta sempre em movimento, nossa vida esta em constante movimento por meio de nossos meios de locomoções, trajetórias entre outras situações. Nosso planeta propriamente dito tem movimentação constante no universo e estas classificações e comparações são chamadas de cinemática.

A cinemática nos mostra sobre alguns movimentos sem dar importância às forças que causam esses movimentos E a dinâmica, por meio da abrangência da que estuda alguns fatores que devem ser organizados como: a posição, o deslocamento, a velocidade, a aceleração e o espaço percorrido. A trajetória também por sua vez, tem um espaço importante que pode ser entendida como o espaço das posições ocupado por um corpo que se move. Ela é totalmente dependente do referencial, pois a trajetória está relacionada aos movimentos, que também dependem do referencial.

Já o movimento retilíneo uniforme é uma das classificações da cinemática citadas acima, onde observamos que um corpo se desloca com velocidade constante, sendo assim a forma mais simples de deslocamento. Todos estes movimentos denominados retilíneos uniformes ocorrem ao longo de uma reta vertical ou horizontal, por este motivo do titulo retilíneo e o titulo uniforme por estarem sempre em uma velocidade constante.

Exemplos claros e simples destes movimentos podem ser dados como uma moto se deslocando um uma rua, avenida ou estrada e também pela queda de algum objeto de altura pequena, média ou grande. Lembrando que toda velocidade ocorre do deslocamento de um determinado objeto em relação ao tempo percorrido pelo mesmo e as variações de distâncias e de tempo que levarão ao calculo preciso do espaço percorrido, entre estes movimentos serão dados por meio de contas realizadas por formulas como:

V= s1 - s0 Vm= s1 - s0

t1 - t0 t1 - t0

Velocidade ou Velocidade Média = Posição Final -Posição Inicial

Tempo Final - Tempo Inicial

s = s0+ V.t

S= Posição final

s0 = Posição inicial

V = Velocidade

t = Tempo

Distância = Velocidade x Tempo

d = V.T

3. OBJETIVO

O experimento realizado teve como objetivo determinar a aceleração média da esfera através do gráfico, e escrever a equação horária dos espaços para o MRUV e a equação horária da velocidade para o M.R.U.V.

.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Materiais.

Foram utilizados os seguintes materiais para a conclusão do experimento:

 Esfera de aço;

 Cronômetro;

 Plano Inclinado e Escala Milimetrada;

 Caneta.

4.2 Descrição do experimento.

Em nossa mesa tinha Plano Inclinado com escala milimetrada, onde ajustamos 2º de inclinação e uma esfera de aço.

Colocamos a esfera de aço no Ponto inicial superior do Plano, a partir deste momento consideramos a velocidade inicial cronometrando o tempo até a chegada nos 100 primeiros milímetros repetindo esta operação quatro vezes, para assim tirarmos uma média. Depois desta marcação retornamos a esfera de aço até o inicio da parte superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com